Gênero com 30 espécies com folhas caducas ou semi sempre verdes, na maioria plantas trepadeiras, arbustos e pequenas árvores, nativo do México até a parte tropical da América do Sul. A Pétrea volubilis é cultivada por causa das flores em forma de espiga ou cacho que pode atingir de 2 a 35 cm.
A cor azul ametista é a mais conhecida e a branca a mais rara.
As flores se desenvolvem da primavera ao verão. No sul do país, o nome popular é petréia. Em regiões de fortes geadas precisa de um lugar mais protegido. A petréia é cultivada como trepadeira mesmo que, por natureza, não suba muros ou paredes.
Nestes casos necessita de um apoio. Em cercas, pérgolas ou arcos se desenvolve sem ajuda.
Gosta de um solo solto e fértil bem drenado e em lugares ao pleno sol.Em fase de crescimento necessita de irrigação moderada e adubação três vezes ao ano, (primavera, verão e outono) usando um adubo balanceado (N:P:K= 1:1:1) em forma líquida ou como cobertura.
Adubos organosminerais indicados onde a incidência solar é mais fraca.
No inverno a irrigação tem que ser reduzida. Sua pode deve acontecer no final do inverno ou no início da primavera e torna-se necessário para mantê-la em forma (atinge até 12 m) e para melhorar a floração. Uma poda mais rigorosa após a floração é bem aceita.