As flores-de-cera são plantas trepadeiras originárias da China. Elas ganharam esse nome devido ao aspecto das suas flores, brancas ou rosadas, pequenas e de aparência cerosa, que surgem no verão e duram algum tempo espalhando um perfume adocicado.
O cultivo desta planta não é difícil, mas exige alguns cuidados para que perdure e floresça anualmente.
Dicas essenciais para o cuidado da flor-de-cera
Esta planta se dá bem tanto dentro de casa como no exterior, no entanto não suporta temperaturas frias.
O clima ideal para o seu desenvolvimento é o quente e mediterrâneo, pois as flores de cera adoram locais com muita luz, desde que não recebam luz solar direta.
As flores de cera são plantas que têm tendência para trepar, por isso disponha no vaso algumas estacas de galho, coloque-as em vaso suspenso ou cultive-as no exterior junto a uma treliça ou caramanchão.
Florescem na primavera e suas flores perduram até ao final do verão. Depois disso dão origem a pequenos frutos vermelhos e redondos. Quando as flores murcharem, não corte os seus pedúnculos, pois será neles que as próximas flores nascerão, espere que as flores secas caiam por si mesmas.
Relativamente à água, esta planta requer um solo úmido mas não encharcado. No verão será necessário reforçar a quantidade de água e regá-la sempre que notar que a terra está seca; no inverno a frequência deve ser diminuída (cerca de 1 vez por mês), para não umedecer a terra em excesso, coisa que esta planta não gosta.
As folhas desta planta são um bom indicativo da quantidade de água que estão recebendo: ao se apresentarem amarelas e com pontos negros, significa que a rega está sendo excessiva; se se tornarem duras e apresentarem manchas, significa que terá de a regar com mais frequência. Para solucionar este último problema vale borrifá-las com água.
Se sua flor de cera não está florindo, isso pode dever-se a diferentes causas:
*Ela ainda é muito nova e nos primeiros anos de cultivo não irá florir;
* Está recebendo luz solar em pouca quantidade; mude-a para um local mais quente e iluminado;
* Falta de nutrientes; adube-a na primavera e verão, de 20 em 20 dias, com um produto rico em potássio.
Por último, evite transplantar as flores de cera, elas não se dão bem com essa prática. No entanto, se tiver de ser, prefira fazê-lo menos vezes possível e, de preferência, no inverno.