Nativa das regiões tropicais da América do Sul, a Mandevilla é uma planta perene que produz flores vermelhas, amarelas, brancas ou cor de rosa. Já as folhas são arredondadas e com textura de couro.
As variedades mais encontradas nos jardins são:
* Mandevila Sanderi: produz flores rosas, brancas, vermelhas e em tons de salmão;
*Mandevila splendens: produz flores maiores;
* Mandevila boliviensis: produz flores pequenas e mais delicadas.
A espécie costuma ser usada no paisagismo para ornamentar treliças e pergolados, afinal, tem efeito de trepadeira.
Como acontece com a maioria das espécies originárias do Brasil, a Mandevilla primeiro fez sucesso no exterior e só depois se tornou uma planta popular nos jardins pelo Brasil afora.
Você pode cultivar Mandevilla no seu jardim, mas cuidado com crianças e animais de estimação, pois esta planta apresenta toxinas e não pode ser ingerida.
Por ser uma trepadeira volúvel que atinge até 2 metros de altura, a Mandevilla necessita de um suporte para se apoiar e se enrolar.
Outro fator que torna a Mandevilla uma planta especial para o jardim é o seu perfume. O aroma liberado pelas flores lembra chiclete!
Como cuidar de Mandevilla
Regas
A Mandevilla gosta de umidade, mas não de solo encharcado. Portanto, para não cometer erros, regue de duas a três vezes por semana.
Clima
A planta se dá bem em climas quentes ou amenos, mas não tolera frio e geadas. A temperatura ideal é entre 20°C e 30°C.
Luminosidade
A Mandevilla adora o sol! Portanto, escolha um local no seu jardim que receba luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia.
Se você mora em uma região de clima mais frio, considere cultivá-la em um vaso, pois assim você pode movê-la para dentro de casa nos meses mais frios. A planta até se desenvolve à meia-sombra, mas não vai produzir flores.
Substrato
Prepare um substrato leve e bem aerado, combinando terra vegetal, matéria orgânica e areia.
Adubação
Depois de plantar e regar a Mandevilla, é muito importante manter uma rotina de adubações. Portanto, aplique NPK 10.10.10 a cada dois meses, pois assim a planta terá acesso a uma quantidade balanceada de nutrientes.
Já a aplicação de húmus de minhoca, que é um fertilizante natural, pode acontecer a cada dois meses. Outro adubo muito bom para estimular a produção de flores é o pó de rocha.
Poda
Pode a planta após a floração para estimular um novo crescimento e manter a forma desejada.
Floração
A floração acontece em grande quantidade no período de primavera e verão. Para estimular as flores, ofereça bastante sol.
As flores em formato de trombeta atraem muitos polinizadores, como é o caso das abelhas, das borboletas e dos apaixonantes beija-flores.
Proteção contra pragas e doenças
Fique atento a pragas como ácaros e cochonilhas. Se detectar algum sinal, trate imediatamente com um inseticida apropriado.
A Mandevilla é relativamente resistente a doenças, mas o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento das raízes.
Propagação
A melhor forma de propagar é através da estaca de caule. Cada estaca deve ter em média 15 cm e de 1 a 2 nós enterrados no solo para prosperar.
Também tem como multiplicar a planta através da divisão de tubérculos e por sementes. A última técnica é, sem dúvidas, a mais demorada.
Como plantar Mandevilla
Se você pretende cultivar no chão do jardim, coloque a muda em um berço de 30 x 30 x 30 cm. Acrescente o substrato, que deve ser um solo leve, fértil e bem drenado. Uma mistura de terra, areia e matéria orgânica é ideal.
Agora, se o cultivo for realizado em vasos, não se esqueça de preparar uma camada de drenagem no fundo do recipiente, usando argila expandida e manta de bidim. Depois, é só acrescentar o substrato aerado. O vaso deve ter 30 cm de boca para favorecer o desenvolvimento das raízes.
Faça uma rega generosa na sua planta logo após o plantio.
Em resumo, cultivar Mandevilla no seu jardim é uma escolha encantadora que traz cor e vida ao jardim. Portanto, escolha o local ideal e siga as dicas de cuidado para produzir belas flores e atrair beija-flores e outros polinizadores para o seu espaço verde.