Nome comercial: Maracujá-mirim, flor-da-paixão, maracujazeiro
Nome botânico: Passiflora edulis
Espécie: Ornamental
Categoria: Sementes de plantas ornamentais
Família: Passifloraceae
Espécie originária da América Tropical, Ásia e Austrália, cultivada em todo território brasileiro, porem se adapta melhor nas região quentes ao norte do Brasil. É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação). Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras são partidas, com bordos serrilhados. As flores são grandes, vistosas, de diversas cores de acordo com a espécie e a variedade.
A floração ocorre no verão. Os frutos são arredondados, e com numerosas sementes achatadas envoltas pela polpa gelatinosa e saborosa. O gênero Passiflora compreende cerca de 400 espécies, sendo que entre estas, 2 espécies são as mais importantes na produção de frutos: o P. edulis e o P. alata. Os frutos tem ampla utilização culinária, prestando-se para o consumo in natura e para o preparo de sucos, geléias, sobremesas e molhos para carnes.
Frutifica o ano inteiro nas região ao norte do Brasil e ao Sul é predominante nos meses de junho até outubro, contendo em um kg de sementes aproximadamente 40.000 unidades. A germinação ocorre em 2-4 semanas, dependendo do substratos ou mistura de propagação adotado.
Friday, 12. August 2011
Ótimo artigo!
Adoro esse maracujá. Dá o ano todo, e é muito gostoso.
Bjs