Nome Científico: Combretum fruticosum
Nome Popular: Escova-de-macaco, Escova-de-macaco-alaranjada, Escovinha, Flor-de-fogo, Limpa-garrafa-laranja, Bugio, Escovinha-raspadeira, Escovinha-flor-de-fogo.
Família: Combretaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de Vida: Perene
A escova-de-macaco é uma trepadeira exuberante e tropical, que surpreende a todos com sua floração decorativa.
É uma planta lenhosa, ramificada e de porte médio, alcançando 6 metros de largura e 3 metros de altura. As folhas são opostas, elípticas, perenes, de cor bronzeada quando jovens e verde quando maduras.
As inflorescências surgem no verão e são do tipo espiga, com aspecto de escova, devido à disposição densa de suas numerosas flores, com longos estames.
As flores desabrocham inicialmente com a cor amarelo-esverdeada e à medida que amadurecem, adquirem uma tonalidade laranja intensa. Os frutos são secos, do tipo sâmara, avermelhados e decorativos também. Esta bela liana é bastante versátil no paisagismo, podendo cobrir vários tipos de suportes, como caramanchões, pérgolas, cercas, pórticos e grades.
Além disso é excelente para o coroamento de muros e formação de cercas vivas.
Com podas e tutoramento, também pode ser conduzida como um arbusto ou arvoreta, ainda que esteja plantada em vaso. Mesmo quando não está em flor, encanta pela folhagem que é bastante ornamental.
Suas flores ainda são muito atrativas para beija-flores e outros passarinhos nectarívoros.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.
Apesar de tropical, a escova-de-macaco é capaz de tolerar o frio subtropical e geadas, desde que estas não sejam muito intensas.
Adubações anuais na primavera e verão estimulam florações abundantes.
Multiplica-se por sementes e por estaquia.