O cultivo da flor-de-cera é uma dúvida muito comum, pois apesar de ter um cultivo razoavelmente fácil, esse tipo de planta requer alguns cuidados especiais.
Muito apreciada pelos brasileiros, a flor-de-cera costuma ser utilizada como planta ornamental, principalmente em jardins de inverno. Se você possui um pequeno canteiro, ela também pode ser uma ótima escolha.
Prosseguindo com a leitura ao longo deste conteúdo, você confere dicas simples e úteis para ajudar na tarefa.
Como é a flor-de-cera?
Flor-de-cera é o nome popular dado à espécie Hoya carnosa. Ela é um tipo de planta trepadeira que possui origem em regiões tropicais da Ásia e das ilhas do Pacífico.
Com um formato singular e belo, a flor-de-cera é formada por cachos com pequenas e delicadas flores carnosas que lembram o formato de estrelas. Há espécies que podem ultrapassar os 15 m de altura. Por isso, caso você more em apartamento, considere cultivar a flor-de-cera pendente.
Existem vários tipos de espécies, e cada uma delas possui formas e colorações diferentes. As tonalidades branca, lilás, vermelha e rosa são as mais comuns.
A seguir, confira algumas das versões mais populares:
* Hoya shepherdii;
* Hoya diversifolia;
* Hoya bella;
* Hoya verticillata;
* Hoya pubicalyx dark red.
Como cultivar a flor-de-cera?
Para saber como cultivar flor-de-cera, é importante entender quais são os cuidados básicos, como o solo, o vaso e a frequência de regas adequados.
Para facilitar essa tarefa, reunimos algumas dicas simples e fáceis de seguir. Confira!
Solo
O tipo de solo mais adequado para o cultivo de flor-de-cera é o fértil e rico em matéria orgânica. Para garanti-lo, você pode adquirir a terra já preparada para o plantio ou adicionar uma das seguintes misturas:
* borra de café sem açúcar ou adição de outro produto;
* casca de ovos triturados;
* casca de banana;
* casca de legumes e verduras.
Todas essas combinações acima são matérias orgânicas ricas em vitaminas e minerais, principalmente cálcio. Inclusive, essa substância é vital para o crescimento saudável e o desenvolvimento completo da flor-de-cera.
Vaso
Para saber como cultivar flor-de-cera, é importante lembrar que ela é uma espécie trepadeira. Por isso, o ideal é mantê-la em um vaso suspenso com 20 cm de diâmetro, no mínimo, e espaço livre ao redor.
Iluminação
A muda de flor-de-cera precisa receber luz solar indireta. Isso porque as folhas e as flores são delicadas e podem queimar caso haja a incidência direta e contínua dos raios solares.
Nesse sentido, o ideal é plantar a flor-de-cera em um vaso e posicioná-lo em meia-sombra. Caso escolha a opção suspensa, vale considerar um lugar estratégico, como um canto próximo à janela.
Além disso, não é indicado que o local tenha uma forte corrente de vento. É importante seguir essas dicas para a sua flor-de-cera se desenvolver bem e estar sempre saudável.
Rega
A flor-de-cera requer uma irrigação frequente. No entanto, apesar de gostar de um solo úmido, a terra não pode ficar encharcada. Assim, é possível evitar o surgimento de fungos e/ou o apodrecimento das raízes.
Dessa forma, antes de iniciar a rega, verifique se o solo está seco ou possui umidade. Caso ele ainda esteja molhado, não faça uma nova irrigação, prefira esperar até o dia seguinte. Essa é uma regra que vale para todos os climas, principalmente nas regiões mais úmidas.
Quais são os principais problemas no cultivo da flor-de-cera?
Conforme mencionado, a flor-de-cera se diferencia por ter flores e folhas mais delicadas. Por isso, há determinados problemas que são mais frequentes no cultivo da espécie. Pensando nisso, reunimos alguns deles para você conhecer.
Plantas novas sem flores
A floração da flor-de-cera acontece após alguns anos de cultivo. Dessa forma, caso sua muda tenha menos de um ou dois anos, é normal que ela não floresça. Portanto, a demora não significa que há um problema.
Contudo, caso passe mais de dois anos sem flores, é provável que haja algo errado com a planta. Nesse caso, verifique se as regas são feitas corretamente e se a iluminação está adequada. Além disso, vale reforçar a adubação.
Folhas sem vida
Como já foi dito, a flor-de-cera requer uma iluminação de meia-sombra. Porém, isso não significa que ela não precise de sol. Assim, caso as folhas estejam sem vida ou possuam uma coloração verde-clara, é importante considerar se ela não está recebendo pouca luz solar.
Geralmente, nessa situação, basta reposicionar o vaso em um local mais iluminado e quentinho. No entanto, lembre-se de que o ideal é que a luz solar incida de forma indireta.
Dica extra: como cultivar flor-de-cera em lugares de baixa temperatura
A flor-de-cera não possui muita resistência ao frio. Por isso, caso a região do cultivo seja fria na maior parte do ano, é melhor investir em uma estufa. Se preferir, lojas especializadas oferecem alguns modelos compactos idéias para ambientes domésticos.