A viuvinha, também conhecida popularmente como Capela-de-viúva e Touca-de-viúva, é uma trepadeira nativa da América do Sul – Brasil.
Trata-se de um arbusto escandente pertencente à família Verbenaceae, semi-lenhosa, de 3 a 5 m de altura, com ramos reclinados. Folhas ásperas, coriáceas (aspecto de couro), decíduas (perdem as folhas) durante a floração e de margens serreadas.
A espécie é perene, de sol pleno, tolerante ao frio, apresenta necessidade de tutoramento firme, para sua formação, pois tem galhos rígidos e florescimento terminal altamente ornamental do tipo espigada com numerosas flores, que atraem polinizadores.
As flores, que se formam em inflorescências em grandes cachos na cor azul arroxeadas, são pequenas e delicadas com formato de estrelas. A floração se dá no final do inverno e início da primavera.
A trepadeira também apresenta uma variedade de flores brancas, no mesmo formato e com as mesmas características.
Pode ser plantada tanto na terra quanto em vaso desde que tenha contato direto com o sol. Seu substrato preferido é constituído por terra e composto orgânico (ou húmus de minhoca) adicionados em partes iguais – cuide apenas para que o solo seja mantido sempre úmido, nunca encharcado, o que atrai doenças causadas por fungos e bactérias.
A viuvinha é sensível a podas, mas tolerante a geadas e a mudanças bruscas de temperatura, tornando-se uma espécie bastante comum nos jardins ao Sul do país. A floração ocorre entre setembro e outubro, sendo muito visitada por abelhas e borboletas, seus polinizadores naturais.
Em projetos de paisagismo a viuvinha é excelente para ser cultivada em Jardim no estilo contemporâneo; Jardim no estilo tropical; Jardim no estilo clássico e pórticos.
Há inúmeras formas de introduzir a viuvinha na decoração, para a composição com harmonia no ambiente, tais como: Cobertura de estruturas, como pérgolas ou caramanchão; forração de cercas; planta palustre próximo a lagos, piscinas, espelho d’água e junto à taludes e grandes pedras.
Dicas para cultivo saudável da Viuvinha
* Regue a planta a cada 10 dias, pois a viuvinha apresenta grande resistência a falta d’água;
* Cultive-a sob sol pleno ou meia sombra e em solo fértil e bem drenado, enriquecida com composto orgânico e areia;
* Realize mudas através de sementes, estacas ou alporquia;
* Faça a poda de contenção da planta se houver necessidade, após a floração;
* Adube a planta com fertilizante mineral, NPK 04-10-08;
* Mantenha o solo sempre úmido, misturando grama seca ou palha de arroz á terra;
* Conheça os pontos cardeais de seu jardim, desta forma irá cultivar suas plantas no local mais indicado para cada uma delas.
Sua multiplicação se dá normalmente por estacas (difícil enraizamento), que se desenvolvem mais rápido do que as sementes, que levam de 30-60 dias para germinar. As sementes da viuvinha, deverão ficar na superfície da terra e apenas aperte-as para que fiquem fixas. Pode-se encontrar com facilidade, mudinhas sob a copa da trepadeira.
Seguindo a estas dicas de cultivo a sua viuvinha ficará livre de pragas e doenças, e se manterá com a aparência exuberante, acrescentando vida, na decoração do ambiente.