O clerodendro-vermelho é uma trepadeira com flores delicadas, românticas e ao mesmo tempo imponentes, ideais para decorações externas. A planta pode ser conhecida popularmente como Clerodendro-trepador ou Clerodendro e pertence à família Verbenaceae, o que lhe confere o formato de trepadeira, inflorescências terminais com flores ovais e longas, com textura semi-lenhosa, com cálices e flores vermelhas.
A planta foi descoberta no continente asiático, o que faz com que ela se adapte com maior facilidade às regiões que possuem os climas Subtropical, Tropical ou Equatorial, pois ela necessita de luminosidade plena, além de calor moderado para se desenvolver.
O clerodendro-vermelho é considerado uma planta de flores de ciclo de vida perene, ou seja, elas se mantém vivas durante todo o ano. Porém, a floração tende a ser mais intensa entre o inverno e a primavera. O calor instiga a intensidade do desenvolvimento das flores. Ao crescer, a planta atinge entre 2 e 3 m de altura, precisando de bastante espaço.
Cuidados com o cultivo do Clorodendro-vermelho
Antes de qualquer, tem-se que saber que o clerodendro-vermelho precisa ser plantado em um jardim externo, pois são flores de grande porte e devem ter espaço para se expandir. O local para o plantio deve ficar exposto à luminosidade, recebendo a incidência dos raios solares, pelo menos, 2 horas por dia, além de oferecer um solo fértil e bem drenável.
O ideal é que o clerodendro-vermelho seja plantado próximo à cercas, muros ou treliças, uma vez que a planta cresce em formato de trepadeira. Para obter flores mais bonitas, recomenda-se enriquecer a terra com matéria orgânica.
Além disso, as irrigações devem ser feitas, pelo menos, uma vez por semana, mas em quantidade moderada para não encharcar o solo, o que poderia comprometer a saúde da planta.