Coração-emaranhado é uma trepadeira de origem africana, pertencente à família Asclepiadaceae. Essa planta é pendente e de uma grande delicadeza. Ela tem um longo caule de coloração arroxeada, o qual pode alcançar até 4 m de comprimento.
As folhas do coração emaranhado são suculentas e seu nome se deve justamente ao formato delas, pois lembram o formato de um coração.
As cores da planta são verde-musgo e prata na parte superior. Já na inferior, prevalece uma coloração arroxeada. Além disso, a floração acontece durante os meses mais quentes do ano. As flores têm formato de um pequeno vaso, com corola rosada e pétalas de cor púrpura.
Em relação aos frutos, são formados em pequenas vagens, e tem semente achatada, que cai com facilidade quando está madura.
Como plantar?
Para começar a cultivar essa suculenta, o interessante é fazer mudas por estaquia. Isso é muito bom quando você deseja deixar o vaso mais cheio na base.
Logo, você vai precisar de uma tesoura ou alguma ferramenta limpa e esterilizada para fazer o corte na haste. Depois disso, é necessário enterrar a ponta no substrato para plantas.
O próximo passo é aguardar uma semana e, então, regar, pois isso vai estimular o crescimento das raízes da sua muda. Além disso, você pode colocar a haste removida em um recipiente com água, molhando apenas a parte do corte, e acompanhar o desenvolvimento da raiz.
Assim, ao perceber que a raiz teve um bom crescimento, você pode transferir sua muda para o substrato.
É possível, ainda, enterrar os tubérculos que surgem ao longo das hastes. Para fazer isso, corte, trazendo-o com a haste e algumas folhas. Logo após, basta enterrá-lo no substrato, deixando a haste para o lado de fora. Antes de regar pela primeira vez, aguarde uma semana também.
Como cuidar do coração emaranhado
Você já deve saber que, para ter plantas sempre bonitas, é necessário mantê-las sempre saudáveis. E isso é possível, tomando alguns cuidados.
Por isso, veja agora dicas de como cuidar do coração emaranhado, e mantenha sua suculenta sempre bonita.
Luminosidade
Essa planta não gosta de ser exposta diretamente à luz solar, pois prefere a meia-sombra. Com isso, quando exposta ao sol, pode queimar suas folhas. Desse modo, é necessário evitar que elas peguem calor nos momentos mais quentes do dia.
No entanto, não a prive totalmente da luz. Por isso, escolha lugares próximos às janelas da casa, para que ela receba iluminação suficiente.
Além disso, vale destacar que tudo bem se ela receber luz solar nos períodos da manhã ou no fim da tarde.
Temperatura
Outra dica de como cuidar do coração emaranhado diz respeito à temperatura ideal para essa planta.
Por isso, se você mora em estados mais frios, como os da região Sul do Brasil, é preciso ficar atento, pois ela vai preferir ficar em ambientes internos no período mais gelado.
Rega
O coração emaranhado é um tipo de planta que não gosta de solo úmido demais, pois retém muita água.
Dessa forma, evite regar em excesso, pois suas raízes podem apodrecer caso você encharque o solo.
Vale mencionar que essa planta tolera períodos de seca, mas não sobrevive a encharcamentos. Por isso, o ideal é esperar o solo secar bem até regar outra vez.
Fertilizante
Você pode usar fertilizante para plantas caseiras em sua suculenta. Porém, procure não fazer esse procedimento durante o inverno.
Isso porque, na estação mais fria do ano, o coração emaranhado está em sua fase de menor desenvolvimento. Assim, espere até o período entre setembro e dezembro, para fertilizá-la entre a primavera e o verão.
Troca de vaso
Esteja sempre em constante atenção com sua planta, para saber qual o melhor momento para fazer a troca de vaso.
Com isso, se você perceber que as raízes estão saindo do vaso, quer dizer que está na hora de trocá-la para outro recipiente.
De modo geral, a troca de vaso acontece depois que a suculenta completa 1 ano e meio, mas só troque para um recipiente maior quando chegar a hora certa.
Afinal, é preferível que ela cresça pouco a pouco e de forma igual. Por isso, não plante seu coração emaranhado direto em um vaso grande.