Pertencente à família Acantaceae, a, popularmente chamada de sapatinho-de-judia, é uma espécie trepadeira a que pode medir até 6 m que tem como principais característica as suas delicadas flores amarelas e acobreadas.
A espécie que tem origem na Índia é vigorosa, florífera, com folhagem persistente e ornamental. E Originária da Índia, na Ásia,. Esta planta é persistente e pode embelezar os jardins mesmo durante o verão.
Ainda mais esplêndida quando cultivada a pleno sol, esta planta é constantemente usada em jardins verticais e caramanchões, já que as suas lindas flores contrastam perfeitamente com o verde escuro de suas folhas.
Porém, fique de olho: como elas crescem muito há a necessidade de espaço e sustentação.
Tem folhas em tom verde-escuro e flores em formato de um sapatinho, por isso o nome popular. Apresenta o cálice na coloração purpúrea, duas brácteas acobreadas e o inferior amarelo. Floresce geralmente na primavera e no verão.
O sapatinho-de-judia é cultivado a pleno sol. As flores da espécie são um grande atrativo para os beija-flores, que tornam-se visitantes comuns da planta.
Quem cultiva essa espécie em seu espaço, não se cansa de avistar as cenas incríveis. Para garantir uma muda, é necessário utilizar o método de estacadas. Vale cortar o caule o seu após o florescimento.
Esta trepadeira não pode ser mantida em ambientes com temperaturas baixas, por isso, evite plantar a sua nas estações mais frias. O solo escolhido deve ser rico em matéria orgânica e conter boa drenagem.
Vale regá-la duas vezes por semana após o plantio. Quando adulta, pode ser molhada quinzenalmente.
Os períodos de floração da espécie ficam entre setembro e janeiro. Para evitar fungos e outras pragas, lembre-se de cuidar com a quantidade de água depositada em sua terra.
Esta espécie não tolera temperaturas baixas, sendo, portanto, mais indicada para regiões tropicais.
Faça o teste de toque, colocando o seu dedo na superfície. Se estiver encharcada, comece a diminuir as doses de líquido e a mantenha em ambiente arejado.
Multiplica-se com facilidade por estacas, principalmente quando cortadas após o florescimento.