O Clerodendro vermelho uma trepadeira tipo cipó, pertence à família Lamiaceae, nativa da África tropical, perene, semilenhosa, com ramos longos, de crescimento lento a moderado, vigorosa, de até 4 metros de altura e muito ornamental.
Folhas ovais, grandes, dispostas em pares opostos, de coloração verde escura e com nervuras bem definidas, de 10-14 cm de comprimento.
Inflorescências terminais, compostas de numerosas flores tubulares, com cinco pétalas, perfumadas, vermelhas, com cálice da mesma cor. Surgem em qualquer época do ano, mas principalmente durante o inverno.
Frutos vistosos que surgem após a floração.
Os galhos mais antigos do Clerodendro vão ficando lenhosos e pouco flexíveis, deve-se conduzi-los ainda jovens usando tutoramento e amarrilhos.
Em paisagismo é usada apoiada sobre pérgolas, caramanchões, treliças, muros e pórticos; também sem suporte como uma planta rasteira.
Cuidados com o Clerodendro vermelho
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Não é tolerante às geadas, mas aprecia o clima ameno.
Em regiões de climas mais frios, a planta prefere sol pleno e em regiões mais quente apenas o sol da manhã.
Cultivada em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares.
Rústica o Clerodendro vermelho não necessita de adubo, mas para garantir maiores floradas, adubar com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante.
Podas de limpeza, removendo galhos secos, malformados e doentes. Podas em excesso, podem causar sua morte.
Propagação
Multiplica-se por estacas e por alporques. As estacas devem ser preparadas logo após o florescimento e deixadas enraizar em local protegido, com umidade e temperatura elevadas.