Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cipo Alho Mansoa

O cipó-alho pertence à família das Bignoniáceas, a mesma família dos Ipês. Também conhecido como Alho-da-mata, é originário da floresta Amazônica, mas foi expandido para diversos países, como Índia, África do Sul, EUA e em outros lugares cujo clima é tropical.

Ela apresenta florescimento ornamental, além de interessantes qualidades condimentares e medicinais, muito importantes para os povos indígenas da Amazônia. Suas folhas são comestíveis e utilizadas em diferentes modos de temperos por ter um sabor semelhante ao alho.

Características
Esta planta atinge até 3 m de altura, tendo diversos caules que se entrelaçam entre si para servirem como sustentação da planta.

Suas flores são lisas e florescem mais de uma vez ao ano, normalmente desabrocham em um tom de lilás e, de acordo com o tempo, o tom vai mudando para mais claro. A floração, na maioria dos casos, dura em torno de uma semana.

O seu cultivo deve ser feito sob sol pleno ou meia sombra, tendo uma irrigação regular. Esta espécie tolera frio de lugares subtropicais, desde que as temperaturas não fiquem abaixo de 0°C. Para um crescimento mais saudável, deve-se ter o contato diário diretamente com a luz solar.

Suas folhas são lisas, opostas, divididas em dois folíolos também opostos, de cor verde-clara e brilhantes, com venações bem marcadas. Quando amassadas ou cortadas, as folhas da planta liberam um odor de alho.

cipó-alho

Floresce mais de uma vez ao ano, despontando inflorescências globosas, densas, formadas por flores em forma de trompete. As flores inicialmente desabrocham em um tom profundo de lilás, e gradativamente vão adquirindo tons mais claros, passando por rosa e até mesmo o branco. A floração dura cerca de uma semana.

Em contraponto a outras trepadeiras da família das Bignoniáceas, o cipó-alho, apesar de vigoroso e rústico, apresenta crescimento moderado, não atingindo proporções muito grandes. Assim, torna-se uma espécie ideal para adornar estruturas mais leves, de menor porte, como treliças e arquinhos, e também no coroamento de cercas e muros.

Apesar de seu comportamento trepador, o cipó-alho pode ser conduzido também como arbusto, com podas de formação periódicas. Pode ser cultivado em vasos e jardineiras.

Seu cultivo deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com irrigações regulares. Aprecia o calor e a umidade tropicais, mas é capaz de tolerar o frio subtropical, desde que não alcance menos de 0ºC (temperatura de congelamento) e fora do alcance de geadas.

cipo-alho-1

As podas devem ser realizadas após a floração, e é importante atentar que se a poda for realizada durante o crescimento a floração poderá ser comprometida, já que os brotos de flores surgem nos ramos crescidos da última estação.

Apesar de tolerar meia-sombra, é importante que receba luz solar direta para que possa florescer. Plantas cultivadas em locais excessivamente sombreados, podem apresentar uma linda folhagem, mas sua floração será ausente ou rara.

Sua multiplicação é feita por sementes ou estacas semi-lenhosas postas a enraizar/germinar em substrato mantido úmido no verão.

descanso

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.