A trombeta-chinesa é uma planta pertencente à família Bignoniaceae e nativa da Ásia. A espécie é incluída no grupo dos arbustos de pequeno porte e que podem se tornar até trepadeiras graças ao tipo de cultivo utilizado.
É uma planta perene e muito vigorosa, de florescimento decorativo, apropriada para escalar e cobrir árvores sevas, colunas, grades, arcos e caramanchões. Seu tronco é semi-lenhoso e vigoroso, e pode atingir alturas mínimas de 4 a 12,0 m de comprimento.
Folhagem
As folhas da espécie possuem design bem especial e não só por causa de suas flore que a trombeta chinesa é utilizada como um belo enfeite de jardim. Com uma folhagem em tonalidade verde-escura e composta de folíolos ovais acuminados, possui serrilhados nas bordas que acabam por cair quando chega a época de inverno.
Raízes
No caso da trombeta-chinesa, é muito importante ter um certo conhecimento sobre as suas raízes que possuem um comportamento bastante peculiar. As raízes que a planta possui são adventícias e tornam a espécie escandescente.
Por causa disso, a trombeta-chinesa se torna muito ornamental quando fixada em muros por exemplo. Isso tudo por causa da sua característica de trepadeira. Os ramos ficam pendentes e o jardim fica com um aspecto muito bonito para quem quer enfeita-lo bastante.
Flores
As flores da trombeta-chinesa são as que mais chamam a atenção na espécie, já que são muito numerosas e atraem os insetos polinizadores mais diversos do mundo, especialmente abelhas e borboletas.
As cores alaranjadas que podem se misturar com o amarelado de seu interior. Dependendo da forma de cultivo ou da variante da espécie, as flores podem variar do laranja para o vermelho.
As flores ficam amontoadas ou reunidas nas pontas dos ramos. Elas costumam surgir no outono ou no verão. Por isso, se torna uma ótima opção para estas épocas do ano. Vale lembrar que para uma floração correta e que se desenvolva bem nas épocas corretas, é preciso plantar a espécie com os mínimos cuidados.
A floração da trombeta-chinesa ocorre no verão e outono. As podas, efetuadas no final do inverno, restringem-se aos ramos que já floresceram.
Para garantir maiores floradas, fazer adubações anuais com esterco de gado bem curtido e farinha de osso ou adubo químico NPK 4-14-8.
Como plantar a trombeta-chinesa
É comum a espécie se desenvolver com os chamados tutores ou fixadores, mais uma vez, por causa das suas características. Neste caso, vale lembrar que a planta pode se dar bem treliças, cercas, muros, caramanchões e pérgulas. Para os especialistas, a trombeta é uma planta bastante rústica e vigorosa e por isso exige um plantio bastante detalhado.
Em regiões de clima mais frio, a planta parece se adaptar bem. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado com as temperaturas ideais para que as flores comecem a se desenvolver. Por exemplo, abaixo de uma temperatura de 15ºC, ocorre a queima dos ponteiros, resultando em menos inflorescências no verão e as vezes durante o outono.
A espécie se desenvolve super bem quando está exposta ao sol pleno, mas também se dá bem com que os especialistas chamam de meia sombra. Por causa disso, a espécie pode ser colocada em vasos para enfeitar os interiores de casas, bem como seus jardins e quintais.
É preciso lembrar-se de manter o solo bem drenado e com bastante matéria orgânica acumulada no mesmo. As ergas devem ser constantes, porém, bem espaçadas. Mesmo com a abundância das regas, evite sempre o encharcamento da terra onde se encontram as mudas de trombeta chinesa.
Em solos arenosos, a espécie se desenvolve quase que perfeitamente nas condições climáticas ideais. Outro tipo de solo bastante ideal para o crescimento da espécie é o areno-argiloso levemente alcalino.
Para começar a realizar o seu plantio, faça uma cova no solo bem maior do que o seu torrão. Depois, em seguida, coloque o equivalente a 500 gramas de adubo de aves bastante decomposto, 100 gramas de farinha de ossos e composto orgânico ou húmus de minhoca, misturando tudo muito bem. Coloque o torrão e preencha com terra as beiras da cova aberta. Para isso, use a mesma mistura de húmus descrita logo acima.
Direcionando a planta
Para fazê-la crescer bem no solo já preparado, antes é preciso um tutor apenas para direcionar a espécie para um muro a escolha do jardineiro. Faça isso se quiser usar a qualidade de trepadeira da espécie para alguma cerca ou um muro qualquer que esteja presente em seu jardim.
Depois de direcionar a planta, não deve esquecer-se de regar bem. Se não chover nos próximos dias, continue regando e diminua essa quantidade quando a época de chuvas começarem a chegar.
Paisagismo
Existem outros arbustos que estão na moda e a trombeta não é um deles. Por isso, ela ficou esquecida na mente dos botânicos. Com novas abordagens e conceitos atuais, a espécie vem retornando ao mundo do paisagismo.
Os beija-flores e as borboletas que são atraídas pela planta já podem ser um grande indício de seu poder de decoração.
Multiplica-se por sementes e por estacas. Esta planta possui seiva tóxica e torna-se invasiva em determinadas situações.