O Cipó-de-leite é uma trepadeira, pertence à família Apocynaceae, nativa da Ásia e Índia, perene, semilenhosa, ramificada, com seiva leitosa, robusta e vigorosa.
Folhas opostas, simples, subcoriáceas, verdes brilhantes na face de cima, pálida e peluda em baixo, com nervação impressa evidente, de 12-24 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro.
Inflorescências em racemos axilares e terminais, com flores brancas, perfumadas, de corola em forma de funil, formadas na primavera-verão.
O fruto do Cipó de leite é parecido com uma vagem, que quando seco abre-se expondo as sementes envoltas em uma pluma.
O Cipó de leite é usado em jardins como trepadeira, exigindo uma estrutura forte e resistente para suportar o seu peso, sendo mais adequado usar grandes estruturas, como colunas e caramanchões.
Cuidados com o Cipó-de-leite
Planta de clima Tropical, Subtropical, Mediterrâneo. Perde as folhas em temperaturas abaixo de 15ºC. Não tolera geadas.
Cultivada a pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e mantido úmido.
É recomendado fazer adubações com esterco de gado bem curtido e farinha de osso no final do inverno e com adubo químico NPK 4-14-8 ou parecido, na primavera-verão, seguindo orientação do fabricante.
Fazer podas de limpeza, removendo galhos secos e doentes.
Poda drástica de contenção pode prejudicar o efeito ornamental da trepadeira, mas uma poda leve no inverno, vai restringir o crescimento a um tamanho administrável.
Propagação
Multiplica-se facilmente por estacas de ramos preparadas a partir da primavera.