A planta-arame, também conhecida como cabelo-de-noiva e enredadera-de-alambre , é uma trepadeira dióica, semi-decídua, vigorosa e muito ramificada, pertencente à família das Polygonaceae.
Apresenta ramagem entouceirada e entrelaçada, distribuída de maneira relativamente esparsa, embora com crescimento uniforme. Seu aspecto de arame enredado e textura aerada e delicada, são responsáveis pelo seu nome popular.
As pequenas folhas são brilhantes, com textura semelhante ao couro e formato redondo a cordiforme. Aparecem no final da primavera, inicialmente com tonalidade verde-limão, que se tornará verde-escuro durante a maturação até adquirem tons bronzeados. Em seguida elas caem, no inverno.
Floresce no verão, despontando delicadas flores suculentas, branco-amareladas. Os frutos são do tipo baga, com sementes pretas, que se tornam maduros no outono.
A planta-arame no paisagismo
No paisagismo, a planta-arame mostra muita versatilidade, embora seja comumente utilizada como planta pendente, em cestas, cuias e jardineiras. No entanto, ela pode ser utilizada como trepadeira e como cerca-viva, de estilo formal ou informal.
Serve muitíssimo bem para topiaria, visto que pode ser podada com facilidade. É ideal para fazer verdadeiras cortinas vivas, capazes de reduzir o vento e a poeira.
Também faz às vezes de forração, especialmente a jardins rochosos. A planta-arame pode tornar-se invasiva em algumas situações.
O cultivo da planta-arame
A planta-arame deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra. O solo ideal para cultivo é fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica. As regas devem seguir intervalos regulares. Resiste à salinidade e aos fortes ventos litorâneos.
Aprecia melhor os climas temperado e subtropical. Sua multiplicação é feita facilmente por estaquia, divisão das touceiras ou mergulhia. Para produção de sementes, no entanto, é necessário cultivar plantas macho e plantas fêmea.