A lágrima-de-cristo é uma trepadeira volúvel, perene e semi-lenhosa, originária da da África Ocidental e pertence à família das Lamiaceaes.
Sua ramagem é longa, podendo atingir mais de 3 m de altura no ramo principal. Suas folhas, de tamanho médio, são fortemente marcadas pelas nervuras, verde escuras e brilhantes.
As inflorescências da lágrima-de-cristo são ramificadas, com muitas flores de cálice branco inflado e corola vermelha expandida. Floresce praticamente o ano todo, mas principalmente na primavera e verão.
Por ter uma ramagem flexível ela se enrola em suportes e outras plantas próximas. São apropriadas para guarnecer grades, treliças, cercas e pórticos, sendo ideal para caramanchões e pérgolas, por produzir sombra no verão e permitir a passagem da luz no inverno.
A planta aprecia sol direto mas em regiões muito quente, deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã. Prefere também ambientes com alta umidade relativa do ar.
As podas não são recomendadas, pois podem transmitir doenças que apodrecem as extremidades dos ramos. Retire apenas ramos secos, doentes e mal formados, a época certa é logo após terminada floração.
As regas devem ser somente quando o solo estiver seco, evitando sempre o encharcamento. Deve ser plantada em solo arenoso e rico em matéria orgânica, levemente ácido. Plantada em locais frios, perde as folhas no inverno. Sensível à geadas.
Deve-se plantar a lágrima-de-cristo em solo fértil em material orgânico, como esterco animal e farinha de osso, com acidez moderada, sob sol pleno (embora floresça mais intensamente em lugares levemente sombreados) e drenável. É recomendável molhar o substrato antes de plantá-la e reforçar a rega após o plantio.
As adubações de reforço devem ser feitas preferencialmente no Inverno; deve-se usar tanto adubos orgânicos quanto fertilizantes químicos (NPK com traço 10-10-10). Não se esqueça de utilizar suportes e amarras para direcionamento. Floresce o ano todo, principalmente na Primavera e no Verão.
Sua multiplicação é feito por estacas retiradas de maio a junho. em solo fértil, rico em matéria orgânica.