A dipladênia, conhecida cientificamente como Mandevilla splendens, é uma planta trepadeira tropical, originária da América do Sul, mais especificamente, do Brasil.
A dipladênia é uma trepadeira semilenhosa e volúvel, conhecida internacionalmente por sua belíssima floração. Ela apresenta folhas perenes, coriáceas, elípticas a lanceoladas, com nervuras bem marcadas e de coloração verde-escura.
Sua floração é mais intensa na primavera e verão, mas pode se estender por todo ano em regiões de clima quente.
Nas inflorescências, em pequenos rácemos, despontam as belas e chamativas flores em forma de trombeta, enormes em algumas variedades, chegando a 10 centímetros de diâmetro.
As flores da dipladênia geralmente são simples e de coloração rósea com o centro amarelo, mas podem ser dobradas com tons que variam do rosa ao vermelho intenso, e suas folhas brilhantes e lustrosas.
Como cultivar a dipladênia
Para cultivar a dipladênia em casa, é importante oferecer a ela as condições adequadas. Essa planta tropical aprecia um clima quente e ensolarado, ideal para regiões como a nossa, com clima subtropical ou temperado.
Certifique-se de escolher um local em que ela receba algumas horas de luz solar por dia.
Em relação ao solo, ela prefere um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Certifique-se de adicionar um composto orgânico ao solo antes do plantio, garantindo uma base nutritiva para a planta.
Adubar a planta no fim do inverno com composto orgânico, enriquecido com de farinha de osso e durante os períodos de floração, usar fertilizante químico NPK 4-14-8, seguindo sem a orientação do fabricante. Sempre regar primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
No inverno a planta faz um repouso quando deve ser podada, voltando ao desenvolvimento com o início das temperaturas mais altas na primavera.
É recomendado regar a planta regularmente, mantendo o solo levemente úmido, mas evitando o encharcamento. A dipladênia é conhecida por ser uma planta resistente, mas pode ser suscetível a algumas pragas e doenças.
Fique sempre atento aos possíveis ataques e tome medidas preventivas, como a limpeza regular das folhas e a aplicação de inseticidas naturais, se for necessário.
Durante a floração, a dipladênia oferece um espetáculo de cores impressionante. Suas flores exuberantes duram por semanas e atraem beija-flores e borboletas.
Para estimular uma floração ainda mais incrível, é recomendado fertilizar a planta regularmente com um adubo específico para plantas florais, seguindo as instruções do fabricante.