A Clemátis, é um gênero de plantas trepadeiras com flores maravilhosas e com um suave perfume natural.
É originária da Europa, Ásia e América do Norte. Existe grande diversidade de espécies, são cerca de 290 espécies diferentes de clemátis, e mais de 500 variedades resultantes de hibridizações e melhoramento genético.
Suas flores são isoladas ou reunidas em pequenos grupos, mas podem variar muito em forma e tamanho, de acordo com a variedade. Podem ser simples ou dobradas, abertas (planas) ou campanuladas, com pétalas estreitas ou muito largas, nas mais diversas cores e tons em dégradée, além de estames longos, como um tufo no centro das flores.
A floração estende-se pelos meses quentes. Algumas espécies são arbustivas, enquanto outra são plantas herbáceas perenes.
As espécies temperadas frias são caducas, mas muitas das espécies de clima mais quente mantêm a folha o ano todo.
Pode ser utilizada ao longo de muros cercas e vedações dando um lindo e encantador visual quando florescem.
Podem ser também plantadas para crescer através de outras plantas, nomeadamente arbustos e árvores.
Os tons degrades dão-lhe um charme muito especial. É necessário que a planta seja fertilizada de forma anual para que continue a crescer de forma saudável.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, não suporta secas nem encharcamento do terreno.
Não aceita bem as temperaturas em excesso, frio ou calor. Embora sendo uma planta do Hemisfério Norte adapta-se ao clima temperado.
Presta-se para o plantio ao longo de cercas e muros ou apoiada sobre treliças, árvores e outros suportes.
Exige adubações anuais e podas para estimular o adensamento da planta. Sua folhagem bonita e as flores espetaculares e perfumadas garantem o sucesso da Clemátis nos projetos paisagísticos.
Apesar de delicada no início, após seu estabelecimento (cerca de 1 ano), torna-se mais rústica e resistente às pragas e doenças.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
A planta é delicada e exigente e não tolera secas nem encharcamento. Também não suporta o calor excessivo e aprecia o frio, devendo ser cultivada em clima temperado, subtropical ou tropical de altitude.
Sua multiplicação é feita através de estaquia, mergulhia e alporquia.