Clematis são plantas com flores incríveis que podem ser cultivadas no jardim de sua casa. Muitas vezes é carinhosamente chamada como “Rainha dos escaladores”. A altura média dessas plantas é de 3,50 m e a sua largura pode variar de 3 a 4 m. A planta é nativa da América do Norte, Ásia e Europa e pertence à família Ranunculaceae.
O tempo de floração para esta planta em meados do verão. Ela cresce bem em condições de clima temperado. Exige solo rico e fértil para o seu crescimento e sobrevivência. Os requisitos de luz de clematis são diferentes para cada espécie de plantas. Idealmente, deve ser plantada durante a primavera em um solo úmido e bem drenado.
Os cuidados com a Clematis
Clematis devem ser plantadas em uma área onde elas podem ficar 6 horas de sol todos os dias. No entanto, durante a parte mais quente do dia, ela deve permanecer na sombra. Após o plantio, que vai demorar alguns anos antes de suas raízes estiverem devidamente estabelecidas no solo, ela começa a florescer. Durante esta fase, a planta é extremamente frágil e precisa de muito cuidado.
As principais etapas dos cuidados da planta de clematis são seguintes:
Proteção de raiz
Você tem que garantir que as raízes não se incomodem em quaisquer circunstâncias. Enquanto trabalha na área ao redor da planta os cuidados são essenciais para que sua raiz não sofra qualquer tipo de dano. Mesmo muita luz solar pode causar danos às raízes. Por todas estas razões, o solo acima da raiz deve ser coberto com palha pesada, lascas de madeira casca e rocha plana, com uma espessura cerca de 2 a 3 cm.
Instalação de Treliças
Uma treliça ou cerca tem de ser instalada para fornecer apoio adequado para a escalada da planta. Caso contrário, os pecíolos irão crescer e rastejar sobre a terra o que não será bom. Incline a planta para a treliça uma vez que os pecíolos da folha começam a crescer, eles vão agarrar-se ao apoio e vão continuar a subir por conta própria. A altura mínima da parte de treliça deve ser 5 m.
Rega
Rega regular é muito importante no primeiro e segundo ano após o plantio. Durante este tempo, deve ser regada uma vez em cada dois dias, ou durante a noite ou de manhã. Isto irá manter o solo em condições de umidade e garantir o bom crescimento da planta. Nos meses de inverno, a planta entra em estado de dormência e recebe umidade suficiente, não precisando assim, de muita água nesta época. Uma vez que a raiz tenha sido estabelecida sua base, você tem que regar as plantas quando há extrema secura ou seca como condição.
Fertilizante
Fertilizantes necessitam de ser adicionados ao solo, duas vezes, durante o seu ciclo vegetativo. O NPK 5-10-10 é adequado para estas plantas. Você também pode adubar com farinha de ossos e adubo para o solo em torno das raízes, que podem fornecer a planta com nutrientes orgânicos. Estes nutrientes facilitarão na prestação de uma base forte para a planta.
Poda
Após a conclusão de um ano de plantar a clematis, deve ser podada a uma altura de 12 cm na parte inicial da mola. Isto é feito para melhorar a saúde das plantas e promover a floração. Poda é a remoção de partes mortas e infectadas da planta. A partir do segundo ano, você deve podar as plantas logo após a floração. Para algumas espécies, a época de poda ideal é a primavera, antes dos brotos começam a aparecer nas videiras.
Quando as plantas de clematis começam a ficar carregadas de flores, o visual realmente é muito atraente. Então, você vai perceber que tanto esforço para o cuidado da planta vale a pena.
Não é necessário que você tenha estas plantas apenas ao ar livre. Como, geralmente, não fica infestado por pragas e doenças você pode plantá-las em vasos e mantê-las próximo a uma janela ensolarada, dentro de sua casa.