O aspargo-macarrão é uma trepadeira rizomatosa, lenhosa e vigorosa, com muitos ramos e espinhos originária da Ásia tropical e África.
Sua folhagem é muito ornamental e é muito utilizada como planta pendente para vasos e jardineiras e até em jardins verticais. Também é utilizada como trepadeira apoiada em suporte, grade ou cerca, tanto a pleno sol como à meia sombra.
Suas inflorescências são curtas, com flores brancas, pequenas e perfumadas formadas no verão e que muitas vezes passam despercebidas e depois se transformam em frutinhos vermelhos e redondos.
É uma planta muito resistente e fácil de manter. Ela só não gosta de baixas temperaturas.
Aconselha-se a regar 2 a 3 vezes por semana na primavera e verão, ou quando está quente e/ou seco. No outono e inverno, ou quando está frio e/ou úmido, regas de 1 a 2 vezes por semana. Ela gosta de substrato mais úmido, mas não encharcado.
Para fazer uma muda, separe as brotações surgidas do rizoma, ou plante as sementes. Também é possível fazer estaquia da ramagem, mas é um pouco mais complicado.
A planta tolera baixas temperaturas, pois é originária da África do Sul. Ela gosta de solo rico em matéria orgânica e mantido úmido e multiplica-se facilmente por sementes e divisão de touceira. Essa espécie produz flores brancas e pequenas quase o ano todo que também se transformam em frutinhos vermelhos muito ornamentais.
Ela gosta de meia sombra e é utilizada em vasos ou jardineiras suspensas como planta pendente ou plantada no jardim formando conjuntos ou bordaduras.