A esqueleto, também conhecida como boa-tarde, campainha, campainha-vermelha, cardeal, cipó-esqueleto, corda-de-viola, corriola, flor-de-cardeal, primavera, entre outros, é uma trepadeira delicada e anual. que chama a atenção pelo vivo vermelho de suas flores.
Suas folhas são bem diferentes de outras ipoméias. Elas apresentam a forma de pena, são verde-claras e profundamente lobadas com segmentos afilados.
Ela pertence à família das Convolvulaceae.
A ipomoea-esqueleto é perfeita para jardineiros iniciantes, uma vez que é rústica, fácil de plantar e cuidar.
O solo para o plantio da planta-esqueleto, deve ser fértil, com bastante matéria orgânica e drenável. Enriqueça-o com farinha de ossos.
As regas devem ser suficientes para manter a terra úmida mas nunca encharcado. A planta consegue sobreviver a períodos breves de seca.
Plante suas sementes no verão. Ela leva entre 4 a 15 dias para germinar. Rápida, né?
Você pode cultivar essa espécie em vasos. Como é um vegetal bem delicado coloque a muda próxima ao lugar que deseja que ela cubra conforme for crescendo. Assim evitará seu deslocamento, protegendo-a.
Cuidados com culturas
A planta-esqueleto consegue se alastrar com facilidade, sendo considerada erva daninha em alguns lugares do mundo e próxima a algumas culturas.
Para evitar isso, realize podas de controle sempre que necessário. Também remova as vagens de sementes antes que elas se espalhem pelo jardim.
A floração ocorre no verão e outono. Ocorrem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, raras em cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.
Esta bela trepadeira é ótima para estruturas leves, como treliças, grades, arcos e pode ter usos provisórios já que é anual. Seu porte é pequeno, e durante seu ciclo ela pode atingir até 6 m de comprimento.
É uma espécie muito rústica e fácil de cultivar, apropriada para jardineiros iniciantes. Suas flores ainda atraem muitas borboletas e beija-flores.
A principal característica desta espécie são suas flores, cuja coloração vermelho-escarlate chama bastante a atenção. As folhas, em geral, são bem diferentes de outras ipoméias.
Despontam no verão e outono. Existem ainda variedades de flores róseas (pink) e brancas, mas estas ainda são de raro cultivo. Os frutos são cápsulas glabras, com grandes sementes marrom-avermelhadas.
Devido a sua facilidade de propagação, a trepadeira esqueleto é considerada planta daninha em alguma situações.
O cultivo da esqueleto
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Aprecia o clima subtropical, florescendo mais abundantemente. Não tolerante a geadas. Tolera a estiagem, desde que não seja muito prolongada. Multiplica-se facilmente por sementes plantadas no início da primavera. As sementes germinam em cerca de 4 dia
A esqueleto no paisagismo
No paisagismo, a esqueleto é uma trepadeira ideal para decorar estruturas leves, como treliças, grades e arcos. Como é uma espécie anual, pode servir para cultivos provisórios. Seu porte é pequeno, chegando até 6 m de comprimento.
A esqueleto é perfeita para jardineiros iniciantes, já que é muito rústica e exige poucos cuidados. Pode ser considerada planta daninha em algumas situações, e suas flores atraem muitas borboletas e beija-flores.