A planta-arame é uma trepadeira semi-herbácea, pertence à família Polygonaceae, nativa da Nova Zelândia, perene, rastejante, de ate 5 m de altura e muito ornamental.
Ramos numerosos, finos, densos, marrom-arrocheado tornando-se acinzentado a medida que envelhece
Folhas pequenas, brilhantes, arredondadas e verde-escuras. Suas inflorescências são curtas com flores pequenas, brancas, levemente perfumadas, sem importância ornamental. Surgem no inicio do verão e atraem abelhas e borboletas.
A planta-arame é compacta, de crescimento rápido e adequado para áreas de sombra com alguma umidade, o que a torna ideal para preencher espaços vazios, formando um denso tapete verde sob plantas mais altas.
No paisagismo, a planta-arame é um verdadeiro curinga. Apesar de que é mais comum o seu uso como planta pendente, em cestas, cuias e jardineiras. No entanto, esta espécie pode ser utilizada como trepadeira se lhe for oferecido algum suporte, assim como cerca-viva, de estilo formal ou informal. Como aceita muito bem as podas, é uma das espécies ideais para trabalhos topiários.
Com esta espécie, é possível fazer verdadeiras cortinas vivas, capazes de reduzir o vento e a poeira. Também faz às vezes de forração, emprestando charme especialmente a jardins rochosos.
Muito cultivada em vasos e jardineiras como planta pendente e na arte da topiaria.
Cuidados com a Planta-arame
Clima: Temperado, Subtropical, Tropical. Tolerante ao clima frio. Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, arenoso, rico em matéria orgânica, drenável com regas regulares.
Usar Adubo líquido NPK 10.10.10, na da primavera-verão.
Uso na medicina popular
Na medicina popular, as raízes são usadas para baixar a pressão arterial e como diurético.
Todas as informações fornecidas neste site são apenas para fins informativos.
Sobre a Planta-arame
Em seu ambiente nativo, ela desempenha um papel fundamental ao selar o solo na borda de florestas. Também suprime o crescimento das ervas daninhas e promove a maior diversidade de insetos.
Propagação
Sua multiplicação é feita por divisão da planta ou por estacas da ramagem, preparadas principalmente no final do inverno e enraizadas em ambiente protegido.