A flor paraquedas é uma planta trepadeira muito ornamental que chama atenção por conta de suas lindas flores exóticas.
É uma planta que cresce muito rapidamente quando estão em suas condições ideais podendo alcançar até 3 m de comprimento. Dessa forma, precisará de um suporte, como um arame por exemplo, para utilizar de guia e se enrolar conforme se desenvolve.
Possuem um caule longo e vigoroso com folhas carnudas em formato ovalado que podem lembrar corações e aparecem em pares ao longo dele.
São da mesma família dos Corações emaranhados, Apocynaceae e do gênero Ceropegia. Não é uma suculenta fácil de se encontrar para compra. Então caso a veja à venda, não perca a oportunidade de adquirir a sua.
A sua floração é muito ornamental e muitas vezes confundida com uma planta carnívora por conta do seu visual. São flores que lembram um paraquedas e formam uma cavidade que são vistas como um armadilha para atrair insetos.
Ela até tem essa função porém não os aprisiona e os matam como as plantas carnívoras. Essa armadilha atrai insetos para dentro de suas cavidades como um método distinto de polinização.
As suas pétalas possuem pêlos nas laterais com o intuito de dificultar a saída do inseto por um tempo assim ao entrarem eles ficam cobertos por pólen para levarem para outras flores.
Sua coloração é um tom verde claro com branco e seu desenho está mais demarcado do lado de dentro da sua pétala ao invés da superfície formando pontinhos mais escuros no seu centro. As flores da flor paraquedas são relativamente grandes, podendo chegar a medir até 10 cm.
A planta gosta de viver com meia sombra, ou seja, sol em moderação. Sua origem é da região de Moçambique e África do Sul. São trepadeiras e por isso sua característica mais notável o seu caule lardo para que facilite se enrolar em outras plantas, em postes ou em arames. Dessa peculiaridade que vem seu nome, já que muitas vezes ficam penduradas.
Seu crescimento é bem rápido, então caso você a compre pequena, logo menos terá as maravilhosas flores brotando. É uma planta que floresce praticamente o ano inteiro, com maiores ênfases em épocas de mais calor, como primavera e verão. Com certeza as flores da planta é o que chamam mais atenção nela.
Há alguns indícios que essa planta seja carnívora. Isso se dá devido aos pelos em suas pétalas e na maneira de funcionamento da polinização, mas claro que isso seria para pequenos insetos. Então não se preocupe e pode comprar tranquilamente para cultivar em sua casa.
Uma dica é colocá-la na janela, assim ela terá onde apoiar e formar pequenas trepadeiras. A planta irá se desenvolver muito bem em ambientes com bastante claridade como perto de janelas.
Poderão receber o sol da manhã mas não toleram o sol forte do meio-dia, o que poderá ocasionar queimadura em suas folhas.
Em seu habitat natural elas são protegidas pelas folhagens ao seu redor ficando assim em ambientes com sombra parcial sem a incidência da luz solar direta, principalmente dos horários mais quentes do dia.
A flor paraquedas é uma suculenta de meia sombra. Irá se desenvolver muito bem em ambientes com bastante claridade como perto de janelas. Poderão receber o sol da manhã mas não toleram o sol forte do meio-dia, o que poderá ocasionar queimadura em suas folhas.
Em seu habitat natural elas são protegidas pelas folhagens ao seu redor ficando assim em ambientes com sombra parcial sem a incidência da luz solar direta, principalmente dos horários mais quentes do dia.
Rega
São plantas de clima tropical por isso preferem um substrato mais úmido porém nunca encharcado, ok? Não toleram muito tempo de seca e a frequência das regas vai depender muito da sua região e da estação do ano. Faça as regas quando o substrato estiver quase seco mas não espere que seque totalmente.
Para reproduzir o seu habitat natural, você pode borrifar água de leve na sua planta para trazer essa umidade característica da sua região.
Substrato
O seu substrato é diferente da maioria das suculentas pois a sua mistura exigirá mais matéria orgânica para que elas cresçam bem. Nesse caso, você pode adicionar um pouco de húmus de minhoca no substrato preparado para suculentas para suprir essa necessidade o que também ajudará o solo a ficar um pouco mais úmido, como elas gostam.
Propagação
A multiplicação da flor paraquedas é feita por estaquia. Corte um pedaço do seu caule com o nó, se possível com algumas folhas, e enterre-o no substrato ou deixa na água. Caso o faça no substrato espere uma semana para fazer a primeira rega dessa forma irá estimular a sua planta a soltar raízes.
O ideal que a planta seja regada um dia antes para que ela tenha uma boa reserva de água enquanto passará por esse processo de enraizamento.
Outra dica, é passar canela em pó nas áreas que ficaram expostas pelo corte. Assim, evitamos qualquer tipo de infecção e também ajudamos no processo de cicatrização.