É uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada em quase todo o território português.
É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera.
Destaque-se que em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora.
O fruto da cabaça é colhido mais cedo ou mais tarde segundo o tamanho da vasilha que se queira fazer.
Depois de retirado o miolo, lava-se bem e deixa-se secar.
A vasilha era usada para as mais variadas finalidades e estava presente na vida cotidiana dos indígenas e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Era usada como recipiente para água e alimentos, também como vaso, entre outros usos, como para fazer um berimbau, por exemplo.
As regiões brasileiras que tiveram influência dos índios tupis conhecem a cabaça como cuieira e o fruto como (Ku ‘ ya). Até hoje a cuia é usada no sul do Brasil pelos gaúchos no hábito de tomar Chimarrão, função para a qual a cuia é cuidadosamente escolhida por sua forma (a aparentar o seio de uma mulher), e depois é ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais.
Wednesday, 12. May 2010
gostaria de receber sementes de porongos para cuias ” lagenaria vulgaris” se puderes me enviar,agradeço.
Thursday, 10. March 2011
GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL VOCÊ VENDER ALGUMAS SEMENTES DE PORONGO (CABAÇAS) QUERO APRENDER A FAZER CUIAS, GOSTO DESSAS COISAS, E TAMBEM DE CHIMARRÃO HEHE, MEU MSN E O MESMO ENDEREÇO DE EMAIL QUE CADASTREI NESSE COMENTARIO OK. ABRAÇÃOOOO
Tuesday, 23. August 2011
Obrigada pela ajuda. Estou concorrendo a Prenda Juvenil e escolhi para a prova oral falar sobre o porongo.. Tirei duvidas ..
E me desejem boa sorte..Serei eternamente Grata (3/9/11)
Valeu pelo apoio (:
Beijinhos
Sunday, 1. April 2012
Muito bom suas apresentações. Parabéns mesmo. Explicativo, fácil entendimento. Muitas ficamos confusos quando nos mostram coisas muito “técnicas” e vcs num jeito simples resumiram muito bem. Sendo assim, me interessei dimais sobre as “cabaças” e gostaria saber de como adquirir as sementes. Seja redondas, compridas, finas, pequenas ou grandes. Fico no aguardo e deixo meu muito obrigado e um abraço bem forte. Saúde e Paz a todos.