As pimenteiras ornamentais, nada mais são do que espécies selvagens que foram melhoradas ao longo dos anos, para que dêem frutos abundantes, bonitos e sadios, de preferência de uma vez só. Desta forma, foram gradativamente transformando uma espécie perene em anual.
Adubação, drenagem e irrigação na medida certa são imprescindíveis à manutenção da saúde da planta, isso sem falar no controle de pragas e doenças, que pode exigir pulverizações periódicas de defensivos.
O lugar ideal para garantir uma vida saudável e longa para as vermelhinhas deve ser arejado. Além disso, elas gostam de ficar expostas ao sol. Muito sol e se não tiver sol direto vão precisar, ao menos, de muita claridade.
Na próxima vez que for comprar um pimenteira considere qual função ela terá:
* decorativa (arranjos, presente): pimenteiras ornamentais anuais adultas em plena frutificação, encontre em floriculturas e supermercados.
* decorativa (canteiros no jardim): mudas de pimenteiras bienais ou perenes, encontre em garden centers ou plante por sementes.
* gastronomia (hortas e vasos): mudas de pimenteiras selecionadas por sabor e grau de pungência, encontre em lojas especializadas ou plante sementes.
Tratando-as com muito cuidado e atenção ela viverá em todo seu potencial.