Elas trazem beleza e frescor para nossa casa, mas você sabia que algumas espécies são muito perigosas?
Por mais que as plantas carnívoras levem fama de assassinas – ao menos na ficção – devemos nos preocupar muito mais com plantinhas aparentemente inofensivas do nosso dia a dia.
Nós acostumamos a comprar nossas plantas sem fazer nenhuma pesquisa a cerca do cultivo ou de suas características. As vezes, ganhamos de presente algumas mudas lindas e tentamos cuidar.
A verdade é que nem todas as plantas são seguras, principalmente se na casa você tiver crianças – que adoram colocar coisas na boca ou fazer comidinha com folhas – e pets. Até mesmo uma poda simples pode te causar danos.
Plantas perigosas dentro de casa
Veja essa lista com as plantas que muitas pessoas cultivam e não fazem ideia do quanto são perigosas.
1 – Philodendron
Excelente para ambientes internos, resiste ao ar condicionado e pouca iluminação. Precisa ser regada apenas uma vez por semana e cresce muito rápido. Perfeita?
Sabia que todas as partes da philodendron, ou como é mais conhecida, imbé, são venenosas?
Ela produz uma secreção esbranquiçada – o famoso leite – que é altamente tóxico. Causa irritações severas em contato com a pele e olhos e pode causar asfixia e morte, se qualquer parte da planta for ingerida.
Pois é, quem ia imaginar, não é? Então, se você tem crianças ou animais domésticos em casa, evite o sofrimento e se desfaça dessa planta. Certamente tem algum escritório ou casa sem crianças de braços abertos para recebê-la.
O mesmo vale para outra queridinha nossa, a jiboia, que tem o mesmo formato, mas apresenta tons manchados na folha.
2 – Hortênsia
Quem diria que essa maravilha da natureza poderia ser tóxica? Apesar da aparência doce e delicada dos seus buquês em tons de azul, lilás, branco e rosa, a ingestão dessa planta pode causar tanto mal quanto o cianeto!
As folhas e flores da hortênsia contém uma substância chamada hidrangina, que pode causar náuseas, vômito, cólica, podendo em casos mais graves, levar ao coma.
3 – Beladona
Graciosa, em um tom lilás e forma delicada, essa é uma planta bem controversa.
Seus princípios ativos são utilizados como remédio, seja para anti inflamatórios ou para o sistema nervoso, mas na forma e dose corretas, pois possui muitas contraindicações.
É interessante como uma planta que, após o processamento, pode curar, intoxica aos desavisados quer resolvem tocar sua seiva. Exato, ela é extremamente tóxica in natura!
A beladona possui alcaloides, substância utilizada no passado para fazer um soro venenoso para assassinatos silenciosos.
Era também utilizada no antigo Egito como alucinógeno e na idade média como componente base para bruxarias.
Como não se tem a intenção de desenterrar essas práticas arcaicas, é melhor deixar a beladona para que os especialistas a cultivem.
4 – Sálvia
Mas sálvia não é tempero? E suas propriedades medicinais utilizadas através de remédios naturais anti inflamatórios e até produtos de beleza?
Sim, é verdade, a salvia officinalis é largamente utilizada para nossa saúde e alegria, mas você sabia que ela tem uma irmã quase gêmea?
A salvia divinorum é muito parecida com a que a gente consome, mas é extremamente perigosa. Ela possui folhas mais largas repletas de salvinorina, que afeta o sistema nervoso central, causando danos no mesmo e criando alucinações, como as drogas.
5 – Serpentária
Exótica e vibrante, seria um super diferencial na decoração, se não fosse o seu cheiro – e a sua toxidade.
Cientificamente chamada de Dracunculus vulgaris, essa planta é extremamente tóxica por causa do tremetol existente em sua composição.
Pode ser conhecida também como serpentina ou cachimbo de turco, apresentando um caule riscado e floração de um roxo intenso e chamativo.
Já são dois motivos para mantê-la fora de casa, certo?
Você conhece mais alguma planta venenosa que costumamos cultivar? Compartilhe com a gente nos comentários e ajude a salvar vidas!