Seguindo estes simples passos você pode ter plantas novas a partir de um galho da planta-mãe e de uma garrafa de plástico, usada como estufa.
Você precisa de
* Garrafa de plástico transparente 1 (por estaca);
* Areia grossa 1 xícara;
* Vermiculita 1 xícara;
* Terra preta 1 xícara;
* Tesoura de podar
Passos
1 – Corte a garrafa transversalmente a aproximadamente 10 cm da base.
2 – No recipiente feito com a base da garrafa coloque partes iguais de areia, vermiculita e terra preta. Misture bem os materiais para obter um substrato fofo e rico em nutrientes, próprio para reproduzir as plantas. Reserve-o.
3- Com uma tesoura de podar corte o ápice (extremo superior da estaca) na diagonal, formando uma ponta.
4- Coloque a estaca dentro dele com a ponta cortada na diagonal para cima.
5 – Faça um furo de 5 ou 6 cm de profundidade no substrato preparado, usando o seu dedo indicador. Coloque a estaca dentro dele com a ponta cortada na diagonal para cima.
6 – Com muito cuidado para não quebrar a estaca, coloque a outra parte da garrafa cobrindo a nova planta. Sobreponha as partes da garrafa, encaixando-as.
7 – Escolha um lugar que receba muita luz do sol para colocar essa estufa e mantenha a umidade do substrato constante. Você pode regar a estaca pela abertura superior da garrafa, que deve ficar destapada para permitir a ventilação da planta.
8 – Quando você notar que a estaca se enraizou e que as gemas brotaram, transplante-a para um vaso ou para o jardim.
Importante
Se as estacas estiverem cortadas, mas você não puder plantá-las logo em seguida, embrulhe-as com papel de jornal umedecido para não desidratarem.
Você pode substituir a terra preta por adubo. A vermiculita pode ser substituída por pedra-pomes em pó.