Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mergilhia
A mergulhia é uma técnica de propagação vegetativa de plantas que consiste em promover a formação de raízes adventícias num caule, colocando-o em contacto com o solo ou com um substrato, enquanto ele ainda se encontra ligado à planta-mãe. Foi uma técnica muito utilizada em plantas em que sucesso da estacaria era baixo. Com o aperfeiçoamento da tecnologia de propagação por estacaria – com os sistemas de aquecimento e de controlo da umidade atmosférica e do substrato – a mergulhia foi caindo em desuso devido à reduzida taxa de multiplicação que proporciona.

A mergulhia aérea ou alporquia é uma técnica que ainda encontra alguma aplicação na horticultura ornamental, quer na propagação de plantas por amadores que ainda nos países tropicais e subtropicais, que possuem excelentes condições para a produção de diversas plantas envasadas. Nalgumas plantas, caules especializados podem formar raízes adventícias naturalmente, enquanto ligados à planta-mãe, propagando a planta por uma mergulhia natural.

É o caso dos estolhos, caules especializados que se desenvolve a partir da axila de uma folha, cresce horizontalmente sobre o solo e forma novas plantas nalguns dos nós. Exemplos de plantas ornamentais que produzem estolhos: Saxifraga e Chlorophytum comosum.

A divisão de tufos e a utilização de rebentos da base já enraizados são também formas de propagação de plantas semelhantes à mergulhia.Objetivos.
Utilizar a mergulhia aérea ou alporquia para propagar Ficus elástica.
Propagar Saxifraga e Chlorophytum comosum por estolhos.

Materiais
Navalha afiada, Plástico opaco, Substrato à base de turfa.

Material vegetal
Ficus elástica; Saxifraga; palitos; elásticos ou ráfia; toalhas de papel; vasos pequenos; grampos de arame.

Procedimento
Alporquia em Ficus elastica1.
Amarre uma porção de plástico opaco em torno de um ramo de Ficus elastica de forma a fazer uma bolsa.
2. Acima do plástico, efetue duas incisões em lados opostos do ramo, no sentido acrópeto(de baixo para cima).
3. Limpe o látex com um toalha de papel.
4. Parta um palito a meio e insira-o no corte para evitar que este feche.
5. Umedeça um bocado de turfa de forma a que a água escorra por entre os seus dedos quando comprime a turfa com a mão.
6. Coloque a turfa em torno do caule, cobrindo os cortes, envolvendo-a com o plástico.
7. Amarre a parte superior do plástico ao caule fazendo uma bolsa fechada em volta da turfa.
8. No final do semestre, remova a turfa e observe se ocorreu enraizamento. Neste caso, corte o ramo abaixo da zona onde se formaram as raízes e plante num vaso.

Propagação por estolhos
1. Encha pequenos vasos de um substrato à base de turfa.
2. Disponha os pequenos vaso em torno do vaso com o pé-mãe de Saxifraga e de Chlorophytum comosum.
3. Coloque as pequenas plantas formadas nos nós dos estolhos em contacto com o substrato e prenda-as com um grampo.4. No final do semestre, verifique o enraizamento das novas plantas e corte os estolhos que as ligam à planta-mãe.

Chuva-no-jardim_1516

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comments are closed.