A Sempre-viva é uma planta da família Asteraceae, nativa da Austrália. É também conhecida popularmente como Flor-de-palha.
Ela cresce como uma planta herbácea perene ou anual até 1 m de altura. Suas flores são pequenas, mas bastante chamativas.
Formadas na primavera, suas folhas são extremamente duráveis. Não são comumente cultivadas em vasos devido à alta necessidade de sol direto. Quando plantadas em jardins, são usadas em conjuntos isolados ou renques.
A espécie está presente em vários habitats ao redor do país, desde margens de florestas à desertos e áreas sub-alpinas.
É uma planta decorativa, apresentando flores em forma de capítulos, nas cores: rosa, branco, amarelo, laranja, violeta e vermelho, protegido por inúmeras brácteas secas.
A propagação da planta é feita através de sementes. As sementes deverão ser plantadas em forma de sementeiras, para posterior repicagem.
A época ideal para fazer a semeadura na região Sul, vai de agosto a outubro, e para a região Sudeste é setembro. As sementes deverão ser semeadas a uma profundidade de 0,5 cm.
O solo deve das sementeiras devem ser mantidos com umidade relativa, sem provocar encharcamento. A germinação ocorrerá em duas semanas.
O transplante para os locais definitivos, poderá ser feito quando a muda atingir, em média, 10 cm de altura. O espaçamento recomendado das mudas transplantadas nos canteiros é de 30 cm entre plantas x 30 cm entre linhas.
A planta é adaptada ao clima subtropical, mas, poderá ser cultivada em todo o País, nas estações de clima mais ameno.
Embora seja uma planta adaptada a clima ameno, requer alta luminosidade e deverá ser plantada em locais ensolarados. O solo dos canteiros deverá ser fértil, rico em material orgânico, permeável.
Preparação dos canteiros
Para facilidade de manuseio e tratos culturais, os canteiros deverão ter uma largura média de 1 m.
O solo dos canteiros devem ser afofados a uma profundidade média de 25 cm. Adicionar ao solo do canteiro, cerca de 500 g/m2, de esterco animal bem curtido e, cerca de 30 g/m2, de adubo químico granulado, NPK 04-14-08.
Incorporar ao solo, de forma homogênea, os materiais adicionados. Nivelar a superfície do canteiro.
– Esse procedimento deverá ser feito, em média, 30 dias, antes do recebimento das mudas. Molhe os canteiros todos os dias que antecederem o recebimento das mudas, para que os materiais adicionados se incorporem totalmente ao solo.
O florescimento irá depender das condições climáticas de cada região, mas, geralmente, ocorrerá em 150 dias após a germinação.