O bambu-da-sorte é conhecido por trazer sorte, fortuna e prosperidade para a casa em que vive. Ele também purifica o ambiente e absorve as energias negativas do lar.
Simbologia do bambu-da-sorte
A simbologia da planta tem relação com o Feng Shui, uma filosofia de vida chinesa que busca a harmonia e a boa energia (Chi). A proposta envolve a correta disposição dos objetos da casa e o uso de amuletos (no caso, o bambu-da-sorte).
O uso dessa planta no Feng Shui é atribuído à associação entre madeira e água. Ainda, ao oferecer a planta para alguém, é preciso colocar uma fita vermelha, que simboliza o fogo. Por meio da união desses três elementos, é possível atrair Chi.
Significado do número de hastes do bambu-da-sorte
Além da atração de boas energias, o número de hastes da planta bambu-da-sorte também tem um significado.Uma, sozinha, simboliza simplicidade e clareza. Duas significam união, amor e casamento.Três representam felicidade, longevidade e riqueza. Já quatro ninguém quer, pois indica falta de sorte!
Quando são usadas sete hastes, elas simbolizam a boa saúde. Oito indicam fortuna e abundância. Nove significam eternidade e boa sorte em geral. Dez representam perfeição e equilíbrio. Vinte e uma são a bênção divina.
Sendo assim, você pode escolher o número de hastes que deseja ter conforme as suas intenções ou a sua necessidade. Motivos não faltam para querer saber como fazer muda de bambu-da-sorte, não é mesmo?
Como cuidar do bambu-da-sorte?
Depois de aprender sobre a simbologia, é hora de saber como cuidar do bambu-da-sorte. Essa planta é um pouco sensível, portanto, precisa de alguns cuidados especiais para manter-se sempre bonita e saudável.
Não se preocupe. Mesmo se você for um jardineiro iniciante, com as dicas de como cultivar bambu-da-sorte do blog da Petz, sua planta pode crescer vigorosa! Ela irá proporcionar as melhores energias possíveis. Confira!
Luminosidade para o bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte não é muito fã de ficar torrando no sol, não! Ele é considerado uma planta de sombra. Por isso, ao escolher um lugar para colocar seu exemplar, considere que ele não precisa de luz solar direta.
Sendo assim, é possível colocar o bambu-da-sorte em qualquer cômodo da casa ou do comércio, desde que seja perto de uma janela e que o ambiente seja fresco. Nada de pôr a planta na varanda ou no quintal!
Esquema de rega do bambu-da-sorte
O bambu-da-sorte pode não gostar de tomar banho de sol, mas ele vai amar um banho bem dado com água! Essa planta aprecia um solo úmido, mas não encharcado.
Se você quer cultivar o bambu-da-sorte na água, é preciso tomar cuidado para trocar o líquido com frequência. Caso contrário, as raízes e o caule podem apodrecer. Além disso, o ambiente de água parada por muito tempo favorece a reprodução do mosquito-da-dengue.
O ideal é trocar a água duas vezes na semana e lavar bem o vaso com uma esponja para desgrudar possíveis ovos de mosquito do recipiente. Limpe também o caule e as raízes daplanta delicadamente para não os machucar.
Como fazer a muda de bambu-da-sorte?
Finalmente, chegou a hora de saber como fazer muda de bambu-da-sorte. O processo é fácil: basta cortar um pedaço do galho da planta, entre três nós, e colocar na água. Em torno de três semanas, as raízes começam a aparecer.
Quando a muda estiver com uma bela cabeleira de raízes, você já pode transplantá-la para o local definitivo, como um vaso ou uma jardineira. Se preferir, pode até colocar a planta diretamente no chão!
O substrato ideal para o bambu-da-sorte deve ser feito com uma parte de terra vegetal e meia parte de turfa, húmus de minhoca e areia. Misture tudo muito bem para não deixar nenhum torrão que possa machucar as raízes, impedindo a aeração.
Dica extra: faça formas diferentes para deixar o bambu-da-sorte ainda mais bonito.
Não poderia ser melhor! Além de atrair a sorte e a fortuna, a planta pode ser moldada para ter formas incríveis! Definitivamente, o bambu-da-sorte merece um espaço em sua casa!
Você pode trançar os ramos da planta da seguinte forma: em uma jardineira comprida, coloque duas hastes de aproximadamente 40 cm. Cruze-as e amarre-as mais ou menos no meio do recipiente. Agora, vá colocando mais caules e cruzando-os, até encher.