A rosa-do-deserto, Adenium obesum, é uma planta espessa, suculenta, e que adapta-se facilmente a diversos tipos de clima, podendo ser cultivada também dentro de casa.
Famosas pelas suas flores, as rosas do deserto produzem sementes, mas estas exigem muito cuidado e esforço para germinarem, fazendo da estaquia o melhor método de reprodução para esta planta, embora também possa ser reproduzida através de mergulhia e alporquia.
Com dedicação, em cerca de 6 semanas você terá uma nova rosa-do-deserto.
Os materiais necessários são:
* Faca afiada ou tesoura de poda;
* Vaso para plantio;
* Fungicida;
* Substratos e hormônios para crescimento (pode se desenvolver sem problemas sem ajuda de hormônios).
Passos a seguir:
* Você deve começar por arranjar uma tesoura de poda ou uma faca muito afiada, para não afetar as fibras da planta;
* Escolha um ramo com cerca de 12 cem de uma rosa-do-deserto madura, retire as folhas encontradas entre a base e o meio do ramo, caso ele as possua.
* Antes de cortar o ramo, prepare uma solução para estimular a enraização da estaca, assim como um recipiente.
O recipiente não precisa ser definitivo por hora, você pode utilizar um copinho plástico descartável cortado no fundo, onde você colocará a terra e a seguir, o copo descartável sobre um outro, com a solução que já explicaremos como fazer.
* Utilize substratos para mudas para ajudar a enraização da nova estaca, um bom substrato deve conter a mistura de areia de beira de rio – não para todas as plantas, mas neste caso é muito eficaz – e misture-o com água e adubo.
Se quiser utilizar hormônios, adicione-os a esta mistura. Esta mistura deve ser depositada num copo de vidro ou de plástico, desde que este tenha maior diâmetro em comparação com o de plástico.
* Feita a mistura, prepare agora o copo de plástico com terra normal. De preferência não tão seca, mas também não muito úmida. Após completá-lo com terra, faça um furo na sua parte inferior, de forma que fique toda aberta, como se o copo fosse um anel muito comprido e cheio de terra dentro.
* Agora é a hora de cortar o ramo, faça conforme indicamos na logo acima.
* Molhe o ramo na mistura, que deve estar num copo de vidro ou de plástico conforme indicamos, deposite o “anel” de plástico dentro deste copo, de forma que a mistura de dentro possa umedecer constantemente a terra, e deposite o ramo de Rosa do deserto na terra.
* Regue-a de forma que apenas umedeça a terra, mas esta rega não deve ser frequente, já que ela estará constantemente em contato com a mistura preparada.
A mistura, no entanto, deve ser trocada semanalmente e a sua quantidade não deve ser abundante.
* Quando a planta criar raízes, transplante-a para um vaso grande.