A gardênia é uma planta perene que a pesar de ser fácil de cultivar devemos de ter mais conhecimentos sobre ela para poder desfrutar da fragrância de suas flores por mais tempo.
Esta é uma planta acidófila, quer dizer, que requer um meio com um pH azedo ou ligeiramente azedo. É também conhecida como jasmim do cabo, a gardênia é originaria das áreas tropicais da China.
Seu crescimento pode alcançar até 2m de altura de acordo ao tratamento que lhe damos. Sua flor é branca com aroma a jasmim; suas folhas são de uma cor verde escura.
Materiais a utilizar
1 vaso de 40 cm de profundidade, 1 sacola de terra preta, 1 sacola de composto, cascalho branco, cascalho vermelho, pá de jardineiro, tesouras de podar, ancinho, rastelo de jardineiro, luvas de jardineiro (opcional).
A utilização de luvas para trabalhar em jardinagem é opcional, em nosso caso as utilizaremos. Se você é principiante e não se sente a vontade trabalhando sem elas, então as utilize sempre, lhe ajudarão a evitar qualquer fungo que chegue a sua mão.
Começamos colocando a terra no vaso com ajuda da pá de jardineiro. .
Não devemos encher todo o vaso de terra, pois devemos considerar o espaço que ocupará a terra que traz a planta.
Usando a pá de jardineiro removeremos a terra no centro do vaso e deixaremos um buraco de 20 cm de profundidade..
Na base do buraco colocaremos uns grãos de abono com fórmula 16-20-0, quer dizer, 16% de nitrogênio que favorece ao verdor e crescimento da planta, 20% de fósforo que estimula o desenvolvimento das raízes e a floração e 0% de potássio.
Agora que já tiramos a gardênia da sacola podemos observar o sistema radicular da planta, em outras palavras as raízes.
A capa de terra negra será a última e a compactaremos bem para deixar uma superfície mais ou menos plana.
As gardênias requerem fertilizantes ricos em fósforo e potássio que lhe conferem acidez a terra. As fórmulas mais utilizadas são 20-20-20, 15-15-15 ou 12-12-17-2.
Se o fertilizante é granulado podemos aplicá-lo uma vez no mês, como mostra na fotografia. Os grãos devem ficar a uma distância prudencial do talo.
Devemos levar em conta que quando os adubos são granulados o rego deve ser mais freqüente para que a água nos ajude a dissolver o adubo.
Se o adubo é líquido devemos levar com cuidado as doses segundo as indicações do produto.
Os adubos granulados os aplicaremos uma vez ao mês. Mas se são fertilizantes líquidos a aplicação será cada 15 ou 20 dias.
Agora colocaremos o cascalho branco que além do mais de enfeitar a planta nos servirá para manter a terra branca e melhorar a circulação da água no vaso.
Deixaremos um círculo ao redor da base da gardênia.
E com o cascalho vermelho marcaremos esse círculo.
O cascalho muda totalmente a aparência da planta..
Monday, 29. April 2013
ola querida sonia sempre visito seu blog pra tentar tirar duvidas com minhas plantas já postei alguns comentários mas infelizmente não tive resposta a duvida é a seguinte tenho 1 gardênia em vaso sempre q começa a desenvolver novos ramos começa a aparecer bichinhos nas folhas bem grudadinho nem se mechem depois as folhas começam a ficar preguentas e pretas enchendo de formigas desde q a comprei só deu flor 1 vez logo na 2 semana depois nunca mais floriu q adubo devo usar uso sempre torta de mamona com farinha de ossos onde estou errando? se possível ajude bjos.
Sunday, 24. September 2017
Olá, até onde sei, farinha de ossos diminui a acidez da terra, e gardenias precisam de solo mais acido. Eu nao usaria farinha de ossos, usaria um adubo para azaleias.