1 – Poda de limpeza e fitossanitária: Corte de ramos, folhas e flores secas ou de ramos doentes ou com má formação para que a energia da planta não seja desperdiçada. Esse tipo de poda pode ser feita o ano todo.
2 – Poda de formação: São podas feitas para aparar os ramos que cresceram demasiado. Pode ser feito em qualquer época do ano, mas para plantas com flores é preciso esperar o fim da floração. É aconselhada para dirigir o crescimento ou mudar a forma.
3 – Poda de florescimento: É feita essencialmente no final do inverno, em plantas que perdem as folhas no outono, retornando na primavera com flores e folhas.
4. Poda de adequação – É feita quando o arbusto desenvolve ramos que impedem o trânsito de pessoas e veículos, atingem a altura das janelas, impedem a abertura de portões, acesso a escadas,etc. Pode ser feito em qualquer época do ano.
Confira as dicas para a poda de plantas ornamentais e as ferramentas usuais:
Gema: É uma pequena protuberância, lateral ou apical, em caule ou em ramo, e que dá origem a folha, flor, outro ramo ou caule, ou a um novo indivíduo. Local de brotamento do ramo.
- De modo geral, os meses mais frios são os mais indicados para iniciar a poda, pois a planta reduz sua atividade biológica. Por isso, a poda de formação, quando a planta é muito jovem, e a poda drástica são recomendada nos meses sem R.
- Utilize ferramentas bem afiadas e limpas. Procure higienizar o material entre a poda de diferentes plantas para evitar a proliferação de bactérias.
- Faça o corte em ângulo, na diagonal, um pouco acima da gema para evitar o acúmulo de água e, consequentemente, de fungos no local, facilitando a cicatrização.
- Plantas em floração devem ser podadas após a época de florescimento.
- Por apresentar inúmeras gemas, as cercas vivas aceitam a poda de manutenção em qualquer época do ano, em formatos variados, como piramidal ou circular. A poda de limpeza, que retira folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares, é especialmente indicada para este tipo de planta.
- Para podar folhas mortas, faça um corte limpo no local onde a haste da folha encontra o ramo.
- Toda roseira precisa de poda para rebrotar e produzir flores, respeitando o corte em diagonal acima da gema para a correta indução de uma nova haste com flor. Roseiras de jardim podem ser podadas independentemente da época do ano. Já na rosa trepadeira, a poda é feita apenas uma vez ao ano com a redução de um terço de cada ramo para induzir a floração nas gemas laterais.
- Para criar arbustos cheios e copados, a poda da gema ponteira deve ser feita nos ramos posicionados na parte mais apical da planta. Assim, a seiva será direcionada para as gemas laterais, ativando a formação de novos ramos.