Você vai precisar de:
Estacas, quantidade necessária
Corda, quantidade necessária
Pá de bico
Adubo orgânico, quantidade necessária
Vamos aos passos:
1 – Delimite o terreno onde você aplicará a técnica colocando quatro estacas, uma em cada ângulo. Procure formar retângulos de no máximo 1,5 m de largura e que não superem os 5 m de comprimento para facilitar o seu trabalho.
2 – Estique uma corda entre as estacas.
3 – Com uma pá de bico lavre toda a superfície delimitada, para deixar o solo fofo.
4 – Cubra toda a superfície trabalhada com uma camada abundante de adubo orgânico ou húmus. Você pode complementar ainda com material vegetal em decomposição e esterco de cavalo.
5 – Faça uma valeta do tamanho de uma pá nas laterais mais extensas do retângulo e reserve a terra escavada do lado de fora do cercado.
6 – Faça uma segunda valeta paralela à primeira e com a terra dela tampe a valeta feita anteriormente. Mas antes distribua adubo orgânico ao longo da primeira valeta, de forma que ele fique coberto pela terra.
7 – Continue fazendo valetas paralelas e preenchendo o buraco anterior com o conteúdo da valeta seguinte, até completar a superfície. Tampe a última valeta com a terra que você retirou da primeira.
8 – Após concluir esta etapa não pise mais sobre o terreno trabalhado durante um ano, quando você deverá repetir o procedimento a partir do passo 4.
9 – Com a segunda camada de adubo incorporada ao solo, o terreno está pronto para receber o cultivo.
10 – O plantio em terraços é feito como em qualquer terreno, exceto pela distância entre as plantas, que pode ser muito menor. Isto, naturalmente, aumenta a quantidade de plantas por metro quadrado e a produção porque, com o solo fofo, as raízes tendem a se aprofundar, diminuindo o seu diâmetro de expansão e evitando assim a disputa por espaço.
11 – Outro benefício desta técnica é que a proximidade das plantas fará as folhas cobrirem a superfície do solo mantendo a umidade, o que se traduz em economia de água.
Importante:
Se quiser preparar vários plantios em terraço, deixe entre eles um espaço de cerca de 45 cm de largura para poder caminhar.
É muito importante não pisar no terreno para manter o solo fofo e ventilado.