Imagine que todas as sementes da floresta germinavam espontaneamente logo que caíam: que proliferação seria! Felizmente a natureza resolve este fenômeno colocando as sementes em dormência.
Compreende-se portanto, que antes de semear seja necessário acabar com esta dormência e, para isso, efetuar-se uma estratificação. É muito simples desde que siga escrupulosamente estes conselhos.
Para 10g de sementes a estratificar, arranje 1 litro de areia ou de mistura areia/turfa.
Umidificar a 12% (12cl de água). Misturar bem. Incorporar as sementes. Misturar de novo e colocar esta mistura num saco de plástico. Retirar o ar e fechar hermeticamente. Colocar o saco num refrigerador 3/5 Cº durante o tempo indicado mas ir verificando regularmente a umidade do substrato e sacudir o saco para evitar a formação de bolor.
Para se lembrar da data em que iniciou a estratificação, pode anotá-la no saco, assim como o tempo de estratificação.
A natureza pode reservar-lhe surpresas. É possível que aconteça uma germinação espontânea antes do fim da estratificação; neste caso, antecipe o levantamento das plantas germinadas e transplante-as. Também pode acontecer que no seu substrato se desenvolvam cogumelos – é raro – mas neste caso utilize um fungicida.