Nome Científico: Zephyranthes sp
Nome Popular: Lírio-da-chuva, lírio-do-zéfiro, lírio-cor-de-rosa
Família: Amaryllidaceae
Origem: Américas
Ciclo de Vida: Anual
Diversas espécies e híbridos do gênero Zephyranthes são conhecidos como lírio-da-chuva ou lírio-do-zéfiro. As espécies mais comuns e utilizadas em melhoramentos são a Z. rosea, a Z. grandiflora, a Z. atamasca e a Z. robusta. As folhas deste lírio são afiladas e longas. As flores são solitárias e podem ser grandes ou médias, simples ou dobradas, apresentando, de acordo com a variedade, coloração rósea ou salmão em diversas tonalidades.
Sua utilização paisagística é ampla, prestando-se para a formação de maciços sobre o gramado e bordaduras, em canteiros ou em vasos, e adaptam-se muito bem a jardins de pedra. De acordo com a variedade e o clima em que está inserido, pode florescer durante a primavera, o verão e ou o outono, normalmente após dias fortes de chuva. Os bulbos descansam durante o inverno, época em que não podem ser molhados.
Devem ser cultivados em solos férteis, leves e bem drenáveis, mais arenosos que o habitual, sempre sob sol pleno. Durante a estiagem, sua floração pode ser estimulada através de irrigações periódicas.
Recomenda-se efetuar o plantio com espaçamento de 5 a 10 cm um bulbo do outro, para formar pequenas “touceiras”.
Plantam-se com a parte mais estreita do bulbo para cima, de onde sairão as folhas, em cerca de 4 a 7 cm de profundidade, regando sem excesso. Em pouco tempo surgirão as folhas e em seguida as suas belas e decorativas flores.
Não toleram invernos rigorosos de climas temperados, e devem ser plantados em vasos nestas regiões para permitir a transposição para ambientes protegidos neste período.
Multiplicam-se por divisão das touceiras com os respectivos bulbos.
Também conhecido como lírio-da-chuva ou lírio-do-zéfiro. As folhas deste lírio são afiladas e longas. As flores são solitárias e simples de cor rosa.
Curiosidades: são comumente chamados de lírios chuva, pois muitas vezes apresentam a floração após a chuva.
Clima: Subtropical, tropical
Luminosidade: Sol pleno
Altura da planta: 15 a 30 cm
Espaçamento: 7 a 15 cm entre plantas
Cor das flores: Rosa
Cor da folhagem: Verde
Época de plantio: Outono, Primavera, Verão, ano todo em clima quente
Época de floração: Verão, Outono, Primavera
Características: Nativa, ornamental, pode ser plantada em vasos,
Thursday, 17. March 2011
Olá
Tenho essa planta em casa e dou a dica: quando replantar, pode as folhas para plantar no vaso. Elas crescem rápido e se enchem de flores.
Sonia
so_3r.oliveira@hotmail.com