Planta bulbosa, originária da região do mediterrâneo. Suas folhas são longas, lineares ou achatadas, carnosas e suculentas.
Suas inflorescências são cônicas, formadas por numerosas flores de coloração azul arroxeada, com perfume parecido com almíscar.
A planta tem o nome popular de jacinto-uva porque suas belas inflorescências guardam incrível semelhança com cachos de uvas. A floração ocorre na primavera.
De porte baixo, cerca de 15 a 25 cm de altura, é bastante rústico e fácil de cultivar. No paisagismo, pode ser usado para a formação de maciços e bordaduras, e são muito apreciados sob a sombra de árvores e arbustos.
Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente no período vegetativo.
Assim como muitas outras plantas bulbosas, a planta necessita de um período de frio para que possa florescer na primavera. No verão, após suas folhas amarelarem completamente, os bulbos podem ser removidos do solo, limpos e guardados em local seco, fresco e arejado.
Gosta do clima mediterrâneo, temperado, subtropical e tropical de altitude. Para florações intensas, indica-se o replantio e adubações bienais.
Sua multiplicação é bem fácil, basta separar os bulbos que se formam ao redor da planta mãe e por sementes.