Os agrotóxicos ou defensivos agrícolas são substâncias que vêm sendo cada vez mais utilizadas na agricultura e na saúde pública, podendo ou não oferecer perigo para o homem, dependendo da toxicidade, do grau de contaminação e o tempo de exposição durante sua aplicação. Assim, o principal problema está na sua utilização indiscriminada, sem qualquer preocupação com a segurança.
Ao adquirir um produto agrotóxico:
1- Verifique o grau de toxidade para adultos, crianças, cães, gatos, pássaros, etc. Toda embalagem vem uma tarja colorida numerada de I a IV (em algarismos romanos) que significa o seguinte:
a) Tarja vermelha: extremamente tóxico.
b) Tarja laranja: altamente tóxico.
c) Tarja azul: medianamente tóxico.
d) Tarja verde: pouco tóxico.
Para o manuseio seguro destes produtos, deve-se usar máscara, luvas, mangas compridas, calça comprida e usá-los em, dias sem vento, com temperatura abaixo de 25° C, sem incidência solar direta.
2- Observe se não há incompatibilidade em misturar um agrotóxico com outro (ver bula).
3- Veja o pH da água. Para obter o máximo rendimento do produto, o pH da água deve estar entre 5 e 6 e isto se consegue adicionando 8 gotas de vinagre por litro à água que se vai usar.
Como o fabricante não informa nada disso na bula, é importante usar o produto imediatamente após misturá-lo à água, porque muitas substâncias sofrem Hodrólise, que é a decomposição do produto por reação química com a água tornando-o inútil.