Qualquer pessoa que queira ter a jardinagem como hobby pode começar o cultivo com o auxílio de algumas poucas ferramentas, indispensáveis para o manuseio das espécies.
Abaixo as aplicações de ferramentas que irão ajudar àqueles que querem se iniciar na jardinagem:
Pazinha larga: compacta para facilitar trabalhos em terraços, canteiros e jardineiras, essa ferramenta é utilizada para a retirada/depósito de materiais como adubos. O cabo ergonômico facilita o manuseio e proporciona maior comodidade durante a execução dos trabalhos.
Garfo largo: para a manutenção rotineira do vaso ou da horta é importante que se tenha um cultivador ou um sacho para o preparo do solo e remoção de ervas daninhas.
Transplantador: os transplantadores têm a função de retirar a terra necessária para acomodação da planta ao vaso. É importante que os transplantadores possuam marcadores de profundidade, pois cada planta exige uma determinada profundidade de plantio em função do ritmo de crescimento da raiz (em geral a profundidade é especificada na embalagem de sementes e bulbos).
Tesoura para colheita e poda: as podas variam de acordo com a planta e são muito importantes, pois permitem a renovação de galhos e flores necessária ao bom desenvolvimento da planta. Uma opção para a colheita de frutas, flores, corte e poda de pequenos caules é a tesoura para colheita.
Enxadinha: para romper superfícies e retirar ervas daninhas cortadas pela raiz.