Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




scadoxus-multiflorus
Nome científico:
Scadoxus multiflorus.

Família: Amaryllidaceae.

Nomes populares: lírio-sangu-salmão, estrela-de-natal, coroa-imperial, diadema-real, coroa-da-imperatriz.

Etimologia: em grego Sca – obscuro e doxus – glorioso. Também, Scadoxus significa ‘guarda-chuva glorioso’ e multiflorus, muita florescência.

Origem: África do Sul.

Características gerais: planta herbácea bulbosa, bastante florífera, atinge de 30 a 40 cm de altura. As folhas são decíduas e suculentas. Apresenta inflorescência umbeliforme, com flores estreladas, pétalas vermelhas e estames divergentes, formadas na primavera-verão.

Condições de cultivo: deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, à meia-sombra.

Propagação: multiplica-se pela divisão dos bulbos laterais e sementes.

Usos: podem ser cultivada como flor para corte, em vasos ou jardineiras ou, ainda, em grupos formando maciços e bordaduras.

Curiosidades: há indícios de que esta espécie tenha sido introduzida da África pelos escravos para ser usada como condimento.

Não existem relatos na literatura de intoxicações causadas por esta espécie. No entanto, sabe-se que muitos gêneros de Amaryllidaceae são tóxicos e, em seus bulbos, são encontradas altas concentrações dos alcalóides licorina e galantamina que, se ingeridos, causam salivação, náuseas, vômitos e diarréia.

lírios

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. há muito queria saber da origem da Coroa Imperial.
    Pergunto se posso retirar o bulbo da terra em qualquer época. Ainda, se posso guardar o bulbo fora da terra.
    As flores já secaram e nesse momento as folhas estão grandes e viçosas.
    Agradeço sua resposta e envio um grande abraço.
    Candida

  2. #2
    Juçara Cassini 
    Friday, 16. November 2012

    Eu tinha uns 08 bulbos que vinham florescendo a cada ano e o canteiro ficava a coisa mais linda; só que depois da flora, aparece uma espécie de lagarta e come todas as folhas; só que no ano seguinte volta a nascer as folhas e as flores para de novo acontecer a mesma coisa; Este ano eu não vi nascer as folhas e fui cavar pra ver porque os bulbos não floresciam e deparei com o espaço que continha os bulbos estavam cheios de bolas de argila que recobria o canteiro para não sair a terra; pergunto, tem chance do bulbo se desfazer e as argilas preencherem o vazio deixado pelo bulbo ou o jardineiro tirou os bulbos? Aguardo resposta

  3. #3
    Dina Dal Fabbro Forti 
    Wednesday, 8. May 2013

    O bulbo que já floriu, produz outros,mas florece novamente?

  4. #4
    Ronaldo 
    Monday, 10. June 2013

    Depois da flora oque fazer? Cortar as folhas ou deixá-las crescer?