A açucena-da-água é uma planta herbácea (plantas onde se destacam as características de possuírem um caule macio e de forma não lenhosa. As plantas herbáceas normalmente são plantas de pequeno porte e possuem órgãos de armazenamento – como os bulbos, os rizomas e os cormos).
Pertencem à família das Amaryllidaceae e é uma planta oriunda da América Tropical (América do Sul e Central), nativa das várzeas úmidas desses locais.
A açucena-da-água é também conhecida popularmente como: açucena-do-brejo, cebola-cecém e crino-cor-de-rosa.
Características da Açucena-da-água
A planta se caracteriza por ser uma planta típica de clima tropical, se adaptando facilmente para ser cultivada em locais que apresentam climas equatorial e subtropical. Ela gosta de habitar em locais quentes e úmidos (condições ideais para a proliferação da planta).
É encontrada em locais como: a América do Sul (Brasil, Venezuela, Equador e Paraguai), América Central (México, Guatemala, Costa Rica e Panamá), África do Sul e Ásia Tropical.
Seu ciclo de vida é perene, isto é, são plantas que possuem ciclo de vida com uma duração maior que dois anos, considerado longo para o ciclo de vida vegetativo. Dependendo da forma em que a planta for cultivada, a açucena-da-água pode atingir até 2 m de altura.
Apresenta folhas grandes e largas, possuindo um formato longo que vai se espalhando por meio do rizoma subterrâneo existente na planta. As folhas apresentam uma coloração verde brilhante. Normalmente floresce no verão e tem a tendência a produzir muitas flores, quando é bem cultivada.
As flores são eretas e possuem terminais grandes e elas exalam um grande perfume e possuem coloração branca e vinho. São perenes, da mesma forma que as plantas perenes, as flores possuem um ciclo de vida maior que dois anos, o que é considerado longo no reino vegetal. As flores começam a surgir a partir de seis meses após o plantio.
Também se caracteriza por ser uma planta palustre, que são plantas que vivem em locais encharcados pela água. Elas são plantas que se desenvolvem próximo a lagos, tanques e rios, e várias vezes a açucena-da-água chega a ser confundida com as plantas que vivem as margens dos rios e lagos, pois elas chegam a invadir a margem destes.
Cultivo
A açucena-da-água é uma planta considerada rústica, plantas que não precisam de muitos cuidados quando são cultivadas. Ela gosta de locais úmidos, devido a esse fato, é importante que seja irrigada de forma periódica e seja cultivada em regiões úmidas, e em locais próximos a lagos, rios e fontes. Quando cultivadas nessas regiões, tende a formar grandes colônias de plantas.
É uma planta que gosta de climas quentes, por isso ela deve ser cultivada sob sol pleno ou no máximo a meia sombra. A açucena-da-água precisa ter pelo menos 30% do dia, recebendo a incidência solar para que a planta tenha um bom desenvolvimento.
O solo deve ser fértil, e pode ser enriquecido com a aplicação de material orgânico ou com algum substrato apropriado. O solo deve ser irrigado de forma regular no período do crescimento da planta e de sua floração.
A açucena-da-água precisa ser protegida dos climas frios, pois ela é uma planta que não suporta o frio excessivo e por consequência, o frio extremo e as geadas podem levá-la à morte. Por isso, ela não deve ser cultivada em locais que tenham temperaturas muito baixas.
Propagação
A açucena-da-água se reproduz ou propaga pela divisão de suas touceiras e bulbos que são gerados pela planta. A divisão de touceiras, também conhecida por divisão de rizomas, é uma das técnicas que é utilizada na reprodução vegetativa de plantas ornamentais.
A técnica consiste na corte ou divisão dos rizomas subterrâneos, gerando dessa maneira, novas plantas. Normalmente a reprodução da açucena-da-água ocorre na época do outono.
Utilização da planta
A açucena-da-água é uma planta de características tipicamente ornamentais, e por isso é muito usada por paisagistas na composição de jardins devido ao seu aspecto considerado exótico.
Ela é muito valorizada quando é plantada em maciços (grande número de plantas de uma mesma espécie cultivado em um mesmo local, indiferente dos tamanhos e formatos apresentados pelas plantas do jardim).
Seu cultivo em forma de maciço recorda o estilo de jardins ingleses, que chamam bastante atenção pelo cuidado e beleza.
Também pode ser plantada e cultivada em vasos grandes e também como bordaduras (na formação de bordaduras são usadas plantas que crescem no sentido horizontal e se espalham pelo local.
As plantas quando cultivadas como bordadura, crescem somente até 30 centímetros de altura. A forração gerada no plantio por bordadura, cobrem o solo inteiro, contudo, elas não podem ser pisadas pelas pessoas, pois isso leva a planta a morrer).
Outra possibilidade para o cultivo da açucena-da-água é realizar uma composição ou mistura com outras plantas com características ornamentais, apresentando um jardim com diversas espécies de plantas, com diferentes tipos de beleza.