O aparelho reprodutor, responsável pela reprodução sexuada nas planta, é formado, de fora para dentro, pelo órgão masculino e pelo feminino.
Androceu (órgão masculino)
O órgão masculino (androceu) é o verticilo reprodutor masculino. Compõe-se de pequenas peças denominadas estames. Cada estame é formado por três partes: filete, conectivo e antera. O filete é a haste. O conectivo é a região que une o filete e a antera. A antera é a parte dilatada que fica na extremidade do filete. É aí que se encontram os grãos de pólen, onde se formam os gametas masculinos. Os estames, quanto a seu número em relação ao de pétalas, podem ser:
. isostêmones, se em igual número;
. diplostêmones, se em dobro;
. polistêmones, quando em número maior que o dobro.
Quanto à soldadura, podem ser livres (diastêmones) ou soldados entre si. Estes podem ser ligados pelos filetes (monadelfos), pelas anteras (sinantéreos), em dois grupos distintos (diadelfos) ou em vários grupos (poliadelfos). Estaminóide é o estame atrofiado, formado às vezes só pelo filete e outras vezes com antera estéril.
Gineceu (órgão feminino)
O órgão feminino (gineceu) é formado nas gimnospermas, nas plantas de carpelos abertos, onde se fixam os óvulos, e, nas angiospermas, nas plantas de carpelos fechados, cada um sobre si mesmo, ou vários soldados pelos bordos. A fusão dos carpelos resulta numa peça dotada de uma superfície viscosa receptora de pólen (estigma), continuada por um prolongamento filamentar (estilete), que acabam numa dilatação basal (ovário) onde estão os óvulos, responsáveis pela formação dos gametas femininos.
As características morfológicas e a disposição das peças florais conduziram à sistematização do conceito de diagrama floral em botânica. Trata-se de uma representação gráfica em que, por meio de uma projeção ortogonal sobre um plano, traça-se a chamada hélice fundamental. Situam-se ao longo desta as sépalas, as pétalas, os carpelos, etc.
O gineceu é o verticilo reprodutor feminino; é formado por um pistilo, ou mais. A base dilatada do pistilo chama-se ovário. Dentro do ovário ficam os óvulos, nos quais se encontram os núcleos femininos de reprodução. Acima do ovário situa-se um tubo denominado estilete. No ápice do estilete fica o estigma, uma parte recoberta por um líquido pegajoso.