A fotossíntese é um importante processo pelo qual o vegetal produz o alimento de que necessita, com o suporte da luz solar, gás carbônico e água. A água e os sais minerais absorvidos pelas raízes sobem pelos vasos lenhosos delas e do caule e chegam às folhas. Nas folhas, existe a clorofila, que absorve energia luminosa do sol. Ao mesmo tempo, por meios dos estômatos, o vegetal absorve gás carbônico do ar.
As folhas acabam por sofrer complexas reações químicas por meio destas produzem açucares e outras substâncias que lhes servem de alimento, para isso elas utilizam a energia solar, o gás carbônico do ar e o hidrogênio contido na água retirada do solo. É nesse trabalho que a seiva bruta se transforma em seiva elaborada. A seiva bruta contém águas e sais minerais. A elas são acrescentados os produtos da fotossíntese: a glicose e o oxigênio. Assim, a seiva elaborada desce pelos vasos liberianos, sendo distribuída para todas as partes da planta.
O açúcar produzido na fotossíntese pode ter caminhos diferentes. Uma parte, pode ser levada pelos vasos liberianos para as outras partes da plantas, principalmente as não clorofiladas, que não são capazes de produzir seu alimento. Uma segunda parte pode ser utilizada pela própria célula que a produziu, para obter energia durante o processo de respiração. Finalmente, uma terceira parte pode ser armazenada na forma de amido.
Durante a fotossíntese, a planta produz moléculas de oxigênio a partir das moléculas de água que ela retira do solo. Esse oxigênio, liberado para a atmosfera, é utilizado pelos seres vivos no processo de respiração. A fotossíntese só pode ser realizada na presença de luz, inclusive com a presença de luz artificial.
Friday, 6. May 2011
que coisa mais linda que já vi,que presente!!!!