Como coletar as sementes
Após polinização, normalmente feita pelas borboletas, as flores começam a secar e saem cápsulas com sementes dentro. Cada cápsula tem uma semente alada que é dispersa pelo vento.
É preciso esperar as cápsulas secarem e, de preferência, que as sementes sejam liberadas sozinhas. Caso queira tirar antes, aperte a cápsula um pouco e veja se ela se abre. Caso não abra, não force, isso é sinal de que a semente ainda não está pronta.
Como preparar o substrato e germinar as sementes
Prepare o substrato com terra vegetal ou já comprada pronta para a germinação. Usei duas partes de substrato pronto para meia de areia média de rio lavada. Procure plantar, de preferência, na primavera ou verão.
Umedeça o substrato mas, sem encharcar. Coloque as sementes e cubra com uma camada fina de substrato. Borrife água por cima.
Para fazer o efeito estufa e acelerar a germinação, coloque um papel filme por cima do vaso ou uma sacolinha. Pode usar também uma estufa feita com materiais reciclados.
Pelo menos a cada dois dias, abra e veja se o substrato continua úmido e para correr ar e evitar fungos. Caso ela apresente fungos, a germinação poderá ser comprometida.
A germinação costuma ocorrer entre 7 e 14 dias. Entretanto, dependo da época plantada, a germinação pode ser atrasada.
Por exemplo, se plantar no inverno as sementes acabam hibernando antes de germinar. O ideal é plantar na primavera, época um pouco mais quente).
Após 30 dias já é o ideal para começar a adubar. Use adubo orgânico ou químico para floração. No começo coloque uma quantidade menor que o recomendado pelo fabricante e seguindo sempre a época certa.
Se for cultivar em vaso, evite adubo com muito mais nitrogênio, pois ele irá fazer com que a planta cresça muito e nesse caso o foco é a floração em abundância.