As hortênsias são originárias da Ásia, mais especificamente da China e do Japão, razão pela qual também é conhecida como Rosa do Japão. Segundo pesquisadores, existem mais de 600 cultivares diferentes.
A hortênsia é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene que pode atingir até 1,5 m de altura. O período de inflorescência ocorre na Primavera e no Verão. A coloração das flores varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. É uma planta mais adaptada para climas amenos e frios.
A propagação da Hortênsia é realizada através de estacas (galhos) obtidas a partir de ramos saudáveis, geralmente após o florescimento da planta mãe.
- Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos e preferencialmente as que apresentarem as medidas aproximadas de 20 cm de comprimento por 1 cm de diâmetro.
- As estacas deverão ser cortadas em bisel,
- Para facilitar o enraizamento pode-se utilizar um hormônio enraizador.
- Mergulhar as estacas no hormônio enraizador, justamente na parte que irá ser enterrada.
- Mesmo assim, demorarão em torno de dois meses para que desenvolvam raízes.
- As estacas deverão ser plantadas em saquinhos plástico e em seguida, levadas à sombra para enraizamento. A sombra pode ser de árvores, ripados, estufas, sombrites etc. Protegendo-as da incidência direta do sol.
- O solo dos saquinhos plástico deverá ser uma mistura bem homogeneizada de terra vegetal e de areia fina, na proporção de 2 x 1, ou seja: duas partes de terra para uma parte de areia.
- Obs. Ao preparar as estacas para o plantio, deverá ser observado o seguinte detalhe: Cortar a parte inferior da estaca, logo abaixo de um nó ou gema, o corte da parte superior também deverá ser imediatamente acima de um nó.
- Outro detalhe importante é o cuidado de se fazer o desbaste das folhas da base deixando-se somente 2 ou 3 folhas pequenas na parte superior da estaca.
- A melhor época recomendada para o plantio é o outono.
- Porém se plantada em terra de cultura, com boa dosagem de material orgânico ela se tornará mais robusta com flores mais vistosas.
- Devem-se fazer regas freqüentes, para manter o solo sempre bem umedecido.