Plantas em casa é sinônimo de beleza e conforto, pois as verdinhas deixam qualquer ambiente mais aconchegante e agradável.
Mas, como nem tudo são flores, é comum que apareçam insetos e pragas nas plantas e acabem prejudicando tanto o desenvolvimento, como a saúde das plantas.
Dessa forma, veja de que forma é possível manter seu jardim ou plantas em vaso livre desses invasores.
No mercado há inúmeras opções para acabar com as pragas, mas às vezes elas não funcionam e são altamente tóxicas, podendo causar alergias em crianças e pets, por exemplo.
Portanto, apostar em soluções caseiras além de ser mais benéfico, é também econômico; confira como fazê-las.
Dicas de como eliminar pulgões com produtos caseiros
Pulgões são insetos parasitários que se alimentam da seiva de plantas, deixando as folhas secas, deformadas e sem vida.
São insetos super comuns, mas que causam muitos prejuízos para o jardim, horta e plantinhas no geral. Além de se propagarem com muita facilidade por todas as folhas.
A boa notícia é que é possível se livrar e ainda prevenir o aparecimento desses parasitas indesejáveis e de formas super práticas e eficientes.
Veja, portanto, dicas de como eliminar pulgões com produtos caseiros, economizando e mantendo suas plantas bonitas, saudáveis e sem insetos.
Utilize alho, é imbatível
O alho é uma solução perfeita para eliminar e afastar os pulgões das plantas. Você pode utilizar esse alimento super poderoso de duas formas; confira:
* Coloque água para ferver com alguns dentes de alho e depois que esfriar, coloque a mistura em um borrifador e aplique na planta afetada;
* Enterre um dente de algo grande ou dois de tamanho médio na terra onde a afetada por pulgões está plantada.
Aposte no vinagre com detergente
Essa solução é imbatível contra os pulgões das plantas, pois na medida em que o detergente desgruda os insetos das folhas, a acidez do vinagre elimina-os e afasta novos invasores.
Você deve, portanto, misturar um pouco de água, detergente (1 colher de sopa) e vinagre (1 colher de sopa) e colocar em um borrifador para misturar bem. depois, é só aplicar na planta.
Inseticida natural com óleo e limão
Essa opção, mais elaborada, é feita com 1 litro de água, 50ml de detergente comum, 2 limões, 4 colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Para prepará-la, misture tudo e borrife bem nas folhas atingidas, nos dois lados.