Manchas pardas em plantas são uma das doenças mais destrutivas que podem ocorrer com as plantas.
Elas são um dos problemas que mais atrapalham o desenvolvimento das plantas . Esse é um problema que pode se desenvolver em uma planta em qualquer uma das etapas do seu crescimento, por isso muitas pessoas buscam maneiras para descobrir como evitar mancha parda nas plantas.
Abaixo algumas informações sobre o que é a mancha-parda e dicas que podem ser úteis para te ajudar no combate do desenvolvimento da mancha parda.
As manchas-pardas se desenvolvem em toda a estação de crescimento, e porque o tecido de envelhecimento é mais suscetível à mancha parda os fungos das plantas permanecem mais tempo no campo prejudicando as folhas por essa doença.
Outras condições importantes que levam à mancha parda são a cultura contínua do tabaco, as chuvas frequentes, e variedades de plantas muito sensíveis.
Os sintomas das manchas-pardas nas plantas
As manchas-pardas nas plantas são causadas por um fungo e aparecem como manchas circulares, e são encontrados principalmente nas folhas inferiores da planta.
O fungo faz com que o tecido da folha na área do local envelheça prematuramente, o que resulta em um halo amarelo em torno da lesão.
Cada um dos anéis escuros é feito de milhares de minúsculos esporos (estruturas iguais a sementes) que podem ser borrifadas ou explodirem nas folhas superiores, ocasionando outros pontos adicionais da doença.
Como os pontos se ampliam e aglutinam o tecido morto, muitas vezes rasga e caiem da folha tornando toda ela com formato irregular e sem valor.
No final da temporada, em variedades muito sensíveis, as manchas podem ocorrer em pecíolos e até mesmo no talo.
Quando os talos estão infectados, a planta pode morrer. O fungo também pode atuar sistemicamente e afetar todo o metabolismo da planta, resultando em sua morte prematura.
A mancha-parda pode continuar a desenvolver-se também em baixas temperaturas.
Causa do microrganismo nas plantas
Mancha-parda é causada por um fungo transportada pelo ar. Este fungo sobrevive principalmente nas plantações de tabaco.
Quando chega a primavera com um clima mais quente, a produção de esporos começa nas hastes velhas que ainda estão expostas em cima do solo.
Esses esporos são então queimados e espirram para cima das folhas inferiores das plantas novas, onde germinam e penetram diretamente nelas.
Os pequenos pontos produzidos nas folhas inferiores formam novas gerações de esporos que são salpicados e soprados para outras folhas.
Cada um dos esporos requer umidade para germinar em uma folha de tabaco. Portanto, as folhas devem estar molhadas.
Se existir condições secas, os esporos não podem germinar e novos pontos não podem desenvolver-se. Segundo especialistas “Alternaria alternata é um fungo comum associado com pelo menos 56 espécies diferentes de plantas”.
No entanto, sob condições naturais raramente, causam a doença em outras plantas do que o tabaco.
Os cientistas verificaram ser um agente patogênico relacionado estreitamente com plantas com feridas, como por exemplo, como os pimentões e tomates.
Em outras palavras, ele só pode atacar as plantas depois que elas forem feridas e um dos esporos do fungo entrar na ferida.
O que pode causar as manchas-pardas
Segundo especialistas, a destruição da raiz ajuda a prevenir a infecção precoce, reduzindo a disponibilidade de inoculação do microrganismo. Altos níveis de nematóides (vermes) também levam ao aumento da mancha-parda, portanto, eles devem ser controlados.
Os níveis adequados de potássio também devem estar adequados para que a planta possa crescimento vigorosamente.
As folhas infectadas devem ser separadas o mais rapidamente possível para reduzir o número de propagação dos esporos.
O espaçamento adequado da planta diminuirá umidade ao redor dela, reduzindo assim a incidência do problema. O controle eficiente também ajuda na redução de perdas.
Como tratar manchas-parda nas plantas
As plantas que colocamos para ornamentar nossa casa geralmente cria uma atmosfera boa e convidativa que realça qualquer decoração e também pode oferecer benefícios para a saúde dos seres humanos, pois as plantas removem o dióxido de carbono e poluentes do ar, enquanto adiciona oxigênio e aumentando o nível de umidade no ambiente.
Por isso, estudiosos são unânimes em afirmar que manter a saúde no lar ou em qualquer outro local de suas plantas é vital para que as pessoas usufruam desse benefício.
Dicas de como eliminar as manchas-pardas
Em primeiro lugar a pessoa deve avaliar a extensão do problema em suas plantas. Na sequencia deve anotar o tamanho, a forma e a localização das manchas.
Existem muitas razões para o escurecimento das folhas, e uma avaliação exata é extrema importância para o indivíduo determinar a origem do problema.
Em segundo lugar, a pessoa deve avaliar as necessidades de regar sua planta em particular de acordo com suas necessidades.
A ausência de água pode fazer com que muitas vezes com que apareçam as manchas-parda nas folhas. Normalmente, essas manchas começam nas pontas e bordas das folhas.
A pessoa deve retirar todas as folhas que estejam danificadas e colocá-las na água de maneira adequada.
O indivíduo deve fazer uma monitoração de perto da planta, e fazer uma programação regular para regá-la todas as vezes que precisar.
Verifique o solo, pois, algumas plantas desenvolvem manchas-parda, devido ao excesso de água dos solos encharcados.
* As pessoas devem procurar sintomas de infestação por animais, em especial os insetos. Devem examinar cuidadosamente as folhas e os caules para ver se existem “pequenas teias que indicam ácaros ou escamas insetos que se agarram ao caule da planta”.
Estas teias podem ser esbranquiçadas e podem passar despercebidas em alguns casos. Por isso a aplicação da inseticida feito especialmente para as plantas são de grande importância ou então, o indivíduo deve lavar as folhas das plantas em uma bacia com água morna e sabão, pois isso ajuda a matar as pragas dos insetos.
* A pessoa deve sempre examinar o solo, na parte superior. Se o solo estiver duro ou mofado pode indicar a presença de bactérias ou fungos que causam manchas-parda nas folhas.
1. Retire as folhas afetadas com uma tesoura, que deve ser desinfestada em seguida;
2. Pulverize 3 vezes, uma por semana, com sulfato de cobre;
3. Aplique no solo do vaso 100 g de calcário dolomítico e revolva superficialmente;
4. Não molhe as folhas com água.
Deve-se remover a camada superior do solo ou então plantá-la novamente em um solo fresco e apropriado. Deve-se também remoer qualquer vegetal que esteja afetado e regar as plantas todos os dias, mas deve-se evitar o solo encharcado.
Considerações finais
As plantas dão um ar alegria e de beleza a qualquer ambiente. Por isso, as pessoas que gostam de ornamentar seus lares com plantas devem tomar todos os cuidados possíveis para que elas não sejam afetadas por pragas ou fungos.
Para isso basta regá-las todos os dias, ter cuidado com solos encharcados e sempre verificar se há algumas manchas em suas folhas. Desse modo você terá sempre plantas saudáveis e um ambiente agradável.