A fumagina é uma doença causada por fungos. A presença destes fungos geralmente indica que uma planta foi afetada por uma praga sugadora de seiva. Os fungos não atacam a planta diretamente, mas seu crescimento fica completamente comprometido e pode reduzir o vigor das plantas, impedindo a fotossíntese.
Características
Nome científico: Muitas espécies diferentes de fungos mas o mais comum é o Capnodium Elaeophilum
Plantas afetadas: Qualquer uma. O crescimento também pode ocorrer em outros objetos, como móveis de jardim, caminhos, carros, etc.
Principais sintomas: Crescimento fúngico superficial, castanho escuro ou preto
Causada por: fungos que cresce sobre o melaço que excretam outras pragas sobre as plantas.
Quando aparece: Durante os períodos de crescimento das plantas e aparecimento de pragas; Em estufas pode ser durante todo o ano.
O que são mofos de fuligem ou a fumagina?
Fumagina consistem em um grande número de diferentes fungos que produzem uma película escura e esporos. A mais comum, que forma essa película que parece fuligem sobre as folhas são da espécies de Cladosporium e Alternaria, mas existem muitas outras.
Este fungo crescem nos melados ricos em açúcar, produzidas por insetos sugadores de seiva (como os pulgões, cochonilhas e a mosca branca) resultado de suas atividades de alimentação, ou ocasionalmente em exsudatos açucarados produzidos pela própria planta.
Sintomas
Você pode ver os seguintes sintomas:
* Crescimento fúngico superficial de cor marrom ou preto nas partes aéreas das plantas, particularmente nas superfícies das folhas superiores
* A quantidade de fungos pode variar de uma fina camada de fuligem ou pó, a uma folha grossa cheia de fungos que pode rachar ou descascar da superfície da folha durante condições secas.
* Essa capa escura pode às vezes ser lavado, deixando uma superfície de folha saudável.
* Pragas sugadoras de seiva, como pulgões, cochonilhas de escamas e farinhentas ou moscas-brancas, podem ser encontradas na planta, acima do ponto onde o fuligem está crescendo.
* As formigas também podem ser vistas em associação com as pragas sugadoras de seiva.
* Folhas, caules, frutos, etc. onde a fuligem está crescendo estã0 contaminados com o melaço pegajoso.
Controle não químico
Limpar ou lavar as folhas afetadas e outras partes da planta com água às vezes é suficiente para remover o crescimento do fungo fumagina. No entanto, se a fonte do problema não for tratada, o crescimento se desenvolverá novamente. Depois de eliminadas as pragas, aí sim podemos remover essa fuligem negra em cima das plantas.
Evite adicionar sabões ou detergentes fortes à água, pois estes podem queimar a folhagem. Água morna pode ser mais eficaz
Fuligem pesada pode levar algumas semanas ou meses para ser lavada pela chuva mesmo se os insetos forem removidos.
Controle químico
O controle químico do crescimento do fungo fumagina não é necessário. No entanto, o controle da praga sugadora de seiva responsável pelo melaço no qual o fungo está crescendo pode envolver o uso de pesticidas.
Biologia
A fumagina são contaminantes de superfície – eles não atacam diretamente a planta. Eles necessitam de uma fonte de nutrientes sobre a qual crescer, e o mais comum é o melado excretado por um número de pragas sugadoras de seiva (por exemplo, pulgões, cochonilhas, insetos, moscas brancas).
Gotas deste melado são derramadas por essas pragas e caem em superfícies justo abaixo de onde elas estão se alimentando. No qual é justamente a superfície superior das folhas, mas também pode ser caules, ramos, frutos, etc., e também quaisquer outros objetos situados abaixo da infestação.
Este melado contém altos níveis de açúcares e vários outros nutrientes. A fumagina usam estes para se desenvolver. A fumagina cresce mais onde a circulação de ar é pobre e a umidade é alta, com chuvas prolongadas. A chuva pesada às vezes possa lavar a fumagina da superfície da folha.
O fungo não prejudica em nada o tecido da folha. Como a película que forma sobre o tecido é escura e opaca, não permite entrar nada de luz nem ar impedindo a realização da fotossíntese, enfraquecendo a planta provocando a queda prematura das folhas e até causar sua morte.
Prevenção
Como prevenção de futuros ataques, podemos usar caldas de cobre, mas com esta calda não recupera as partes já prejudicadas, é só para proteger as partes saudáveis. Podar as árvores com excesso de folhagem para permitir melhor ventilação também é uma boa dica para impedir o aparecimento destas pragas.