Fumagina nas folhas de Ficus.
A fumagina é uma doença que ocorre em vegetais, que tem como causa o desenvolvimento de fungos de coloração escura, sobre substâncias excretadas pelos pulgões.
Afeta as plantas provocando a diminuição da fotossíntese, da respiração e transpiração.
A doença apresenta-se como uma crosta espessa e negra cobrindo total ou parcialmente a parte dorsal das folhas e ramos e, são causadas pelo fungo chamado Meliola sp. e Capnodium sp. Esses fungos são aproveitadores, pois somente nascem e sobrevivme às custas de insetos Cochonilhas ou Pulgões. Estes insetos excretam fezes adocicadas sobre a qual se desenvolve a fumagina.
Com o desenvolvimento da fumagina, a planta atacada fica toda recoberta o que dificulta a penetração do sol (fotossíntese) e a troca de gases com o ambiente. Isto pode causar a morte da planta.
Não existe tratamento para a fumagina. O controle ou extermínio deste fungo deverá ser feito pelo controle dos insetos citados acima. Utilize inseticidas agregados a óleo mineral – para cochonilhas, ou somente inseticida para pulgões. Eliminando os insetos, a fumagina não tem como sobreviver. Ela seca e se desprende das folhas.
As condições favoráveis são ambientes de extrema umidade, muito densos e/ou sombreados e plantas estressadas.
Tuesday, 22. May 2012
Sou responsável pela área técnica de uma empresa que atua no ramo de insumos orgânicos.
A indicação para esse problema bem comum é o PIRONIM F/P que combate e repele os insetos transmissores e e também age contra o fungo.
http://lojaorganica.blogspot.com.br/2011/02/fortneem-fumo-e-pimenta-combate.html