As rosas não costumam ser atacadas por antracnose, cancro e ferrugem aqui no Brasil, ao contrário do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Mas, por outro lado, estão sujeitas ao ataque de inúmeros fungos e bactérias que, em pouco tempo, podem acabar com toda a sua linda roseira.
Uma das bactérias que atacam frequentemente as roseiras tem um nome complicado: pseudomonas.
No começo, essa bactéria costuma se instalar em qualquer “ferimento” da roseira, que servirá como ponto de entrada para que ela se instale definitivamente. O grande inconveniente dessa doença, é que, na maioria das vezes, ela só é percebida quase dois anos depois, quando a planta começa a definhar.
A essa altura, muitas vezes não há outro remédio senão queimar a roseira, antes que a doença se alastre por todas as plantas.
Além dessa bactéria, as roseiras podem também ser atacadas por fungos.
Destes, os principais são: o botrítis, o oídio, o míldio e a pinta preta.
O botrítis aparece nas flores, principalmente nas épocas chuvosas. Quando ele ataca, as pétalas mais sensíveis “melam” e a flor apodrece lentamente. O oídio – ou mofo branco – ataca as folhas novas e os brotos e botões das roseiras. Ao contrário do brotrítis, ele costuma aparecer na época mais seca do ano. Um sintoma de que a planta está atacada é o início do apodrecimento dos brotos, antes mesmo de abrirem. Esse fungo deve ser combatido com a aplicação de enxofre solúvel. Siga as instruções do fabricante e aplique o produto de preferência em dias não muito quentes.
Mas o maior inimigo da roseira é o míldio, também chamado de mofo cinzento. Esse fungo provoca o aparecimento de manchas marrons na face das folhas, que acabam ficando deformadas e caem. Além das folhas, o míldio pode atacar também o caule das roseiras, principalmente das mais novas.
O combate deve ser feito com produtos à base de zinco (Maneb, Dithane 45) ou cobre (Cupravit). Faça pulverizações semanais.
A pinta preta costuma aparecer durante o Inverno. Ela se manifesta pelo aparecimento de manchas pretas e redondas nas folhas da roseira. As consequências são quase sempre imediatas: todas as folhas caem.
A forma mais eficaz de combate à pinta preta é a aplicação de produtos à base de zinco ou cobre, como os recomendados para combater o míldio.
Wednesday, 2. May 2012
Obrigado pelas informações postadas p vcs. É de suma importancia a ajuda proporcionada pelo blog!
Meus parabéns a todos que nos informam e ensina em nossas parcos conhecimentos.
Mto obrigado mesmo.
Att
Wille
Sunday, 1. July 2012
Comprei uma roseira japonesa,chegou linda,depois de uma semana caiu as folhas e esta secando toda,começa das pontas,e esta brotando ainda,oque pode ser?já podei onde estava secando mas aparece em outras partes,se puder me ajudar,obrigada!
Tuesday, 10. July 2012
Grata pelas orientações…. Grata também pela suavidade da música,ela é linda !!!!!!
Wednesday, 13. November 2013
Boa tarde!!!!!!!!! adorei as suas idéias de cultivo. Adora planas, estou com uns pés de rosas mas estão com folhas amarelas e depois caem……………..um abraço…