Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




roseira-botao-rosa

As rosas não costumam ser atacadas por antracnose, cancro e ferrugem aqui no Brasil, ao contrário do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos. Mas, por outro lado, estão sujeitas ao ataque de inúmeros fungos e bactérias que, em pouco tempo, podem acabar com toda a sua linda roseira.

Uma das bactérias que atacam frequentemente as roseiras tem um nome complicado: pseudomonas.

No começo, essa bactéria costuma se instalar em qualquer “ferimento” da roseira, que servirá como ponto de entrada para que ela se instale definitivamente. O grande inconveniente dessa doença, é que, na maioria das vezes, ela só é percebida quase dois anos depois, quando a planta começa a definhar.

A essa altura, muitas vezes não há outro remédio senão queimar a roseira, antes que a doença se alastre por todas as plantas.

Além dessa bactéria, as roseiras podem também ser atacadas por fungos.

Destes, os principais são: o botrítis, o oídio, o míldio e a pinta preta.

O botrítis aparece nas flores, principalmente nas épocas chuvosas. Quando ele ataca, as pétalas mais sensíveis “melam” e a flor apodrece lentamente. O oídio – ou mofo branco – ataca as folhas novas e os brotos e botões das roseiras. Ao contrário do brotrítis, ele costuma aparecer na época mais seca do ano. Um sintoma de que a planta está atacada é o início do apodrecimento dos brotos, antes mesmo de abrirem. Esse fungo deve ser combatido com a aplicação de enxofre solúvel. Siga as instruções do fabricante e aplique o produto de preferência em dias não muito quentes.

Mas o maior inimigo da roseira é o míldio, também chamado de mofo cinzento. Esse fungo provoca o aparecimento de manchas marrons na face das folhas, que acabam ficando deformadas e caem. Além das folhas, o míldio pode atacar também o caule das roseiras, principalmente das mais novas.
O combate deve ser feito com produtos à base de zinco (Maneb, Dithane 45) ou cobre (Cupravit). Faça pulverizações semanais.

A pinta preta costuma aparecer durante o Inverno. Ela se manifesta pelo aparecimento de manchas pretas e redondas nas folhas da roseira. As consequências são quase sempre imediatas: todas as folhas caem.

A forma mais eficaz de combate à pinta preta é a aplicação de produtos à base de zinco ou cobre, como os recomendados para combater o míldio.

512

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    Luiz c.D. Wille 
    Wednesday, 2. May 2012

    Obrigado pelas informações postadas p vcs. É de suma importancia a ajuda proporcionada pelo blog!
    Meus parabéns a todos que nos informam e ensina em nossas parcos conhecimentos.
    Mto obrigado mesmo.
    Att
    Wille

  2. #2
    Renata 
    Sunday, 1. July 2012

    Comprei uma roseira japonesa,chegou linda,depois de uma semana caiu as folhas e esta secando toda,começa das pontas,e esta brotando ainda,oque pode ser?já podei onde estava secando mas aparece em outras partes,se puder me ajudar,obrigada!

  3. #3
    olimpia hummel satim rodrigues 
    Tuesday, 10. July 2012

    Grata pelas orientações…. Grata também pela suavidade da música,ela é linda !!!!!!

  4. #4
    Regina L.C DE SOUZA 
    Wednesday, 13. November 2013

    Boa tarde!!!!!!!!! adorei as suas idéias de cultivo. Adora planas, estou com uns pés de rosas mas estão com folhas amarelas e depois caem……………..um abraço…